Coração do Cristo Protetor de Encantado é revelado
Na sexta-feira (22), a equipe responsável pela construção do Cristo Protetor removeu a estrutura de andaimes que ainda cobria parte do peito da estátua. Com isso, o coração do Cristo Protetor foi completamente revelado, levando a obra a dar um passo a mais em direção à conclusão.
Cada etapa de remoção das estruturas metálicas indica a finalização de um novo passo do projeto. Agora a equipe trabalha na criação do manto, que já cobre grande parte da estrutura.
A abertura localizada no peito do monumento de 43,50 metros, no formato de um coração, será utilizada como mirante depois que a obra estiver finalizada.O coração do Cristo, a 34 metros de altura, permitirá uma visão contemplativa ao Vale do Taquari. Para chegar até o mirante, um elevador será instalado no interior da estátua. A abertura será fechada com vidro e terá 3,30 metros de altura por 3,80 metros de largura.
“Nossa previsão de conclusão da estátua é para janeiro de 2022 e o projeto do entorno da obra está em fase de elaboração. Continuamos buscando doações para concluir a obra. Estamos muito satisfeitos com a participação e cooperação de pessoas de todas as partes do Brasil e alguns brasileiros no exterior”, conta Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos do Cristo de Encantado, entidade sem fins lucrativos que administra os recursos da obra.
Dados da obra
- Altura total do monumento: 43,50 metros
- Altura da estátua: 37,50 metros
- Altura do pedestal: 6 metros
- Envergadura dos braços: 39 metros
- Projeto técnico: Marcos Bastian, Márcio Radaelli, Felipe Caio
- Projeto da estrutura metálica: José Luiz Gonçalves
- Apoio na obra: Rafael de Conto
- Planejamento e supervisão: Artur Lopes de Souza
- Construção das estruturas civis: Parecy Construções
- Montagem das estruturas metálicas e escultura: Genésio Moura (Ceará) e o filho escultor Markus Moura.
Como doar
- Banco Sicredi
- Agência: 0136 – Conta corrente: 05567-5
- Razão Social: Associação Amigos de Cristo de Encantado
- CNPJ: 33.302.974/0001-89
- Pix: usar como chave o CNPJ.