Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 4, os nomes das cinco finalistas do Miss Universo Brasil. As representantes são do Amazonas (Rebeca Portilho), Minas Gerais (Isa Murta), Espírito Santo (Mia Mamede), Ceará (Luana Lobo) e Rio Grande do Sul (Alina Furtado).
Uma delas representará o País no concurso mundial, previsto para o final deste ano.
A escolha saiu da tradicionalidade. Diferente das outras edições, um concurso não define a coroada mas sim, um casting (audição) – processo comum na pré-seleção nas artes cênicas. A cada corte, a produção anuncia o resultado nas redes sociais.
A disputa iniciou com 26 competidoras. Ao longo da edição, o número caiu para 16. Depois para dez. Agora restam cinco. A previsão é de que a vencedora seja conhecida até o final de julho.
Quem é a gaúcha que briga pelo título?
A pelotense Alina Furtado tem 27 anos e reside em Porto Alegre. A Miss Universo Rio Grande do Sul 2022 destacou, em um vídeo de apresentação do Miss Universo Brasil, que sempre deu muito valor à educação. Ela é formada em edificações e engenharia civil, além de estar a poucos passos da graduação em psicologia. “Só consigo voar para tão longe graças às minhas raízes, que são tão sólidas”, disse. A gaúcha afirmou estar no mundo miss há 10 anos. Para ela, “carregar um título de miss é agir com responsabilidade e cuidado”.