FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

Muçum atinge nota máxima no programa Previne Brasil

Indicador que mede ações em saúde pública, coloca a cidade no topo do ranking estadual

As ações voltadas à atenção primária de saúde pública, desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente de Muçum, fez o município subir no ranking do programa Previne Brasil, atingindo nota 10, a nota máxima, o que coloca Muçum entre os municípios que ocupam o topo no ranking de 497 municípios gaúchos. Além de Muçum, cidade vizinha de Roca Sales e o município de Fortaleza dos Valos, também atingiram nota máxima.  Em todo o Brasil, somente 39 municípios obtiveram êxito semelhante.

O Previne Brasil foi criado em 2019. A cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto financeiro no financiamento federal. Na última sexta-feira, dia 7, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022.

A avaliação é feita a partir de um índice que soma sete indicadores. Entre eles, consultas de pré-natal, número de gestantes que fizeram exames de sífilis e HIV, atendimentos odontológicos, proporção de mulheres com coleta de citopatológicos, número de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por Influenza tipo B e poliomielite, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos.

Em divulgação anterior a esta, ou seja, há quatro meses, o município atingiu nota de 9,19. Para a secretária da Saúde e Meio Ambiente de Muçum, Jayana Zanuzo, o principal fator que gera a nota positiva é o trabalho feito por toda a equipe de saúde do município. “Temos uma equipe coesa, prestativa, empenhada e comprometida com a saúde de nossa população. O indicador atesta que o planejamento e as ações desenvolvidas estão próximos da excelência, permitindo que sigamos neste caminho”, avalia.

Para o prefeito, Mateus Trojan, o resultado é motivo de orgulho e faz com a busca pela otimização dos serviços púbicos ofertados a população se fortaleça. “Estamos sendo considerados uma referência nacional no atingimento de metas da saúde, o que nos deixa orgulhosos e ao mesmo tempo compromissados em seguir sempre melhorando o atendimento da população em todos os níveis e serviços da área da saúde”, comenta.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!