A 25ª Semana da Câmara, iniciada na última quarta-feira, dia 16, marca os 106 anos de história do Poder Legislativo de Encantado, celebrado no dia 15. O evento busca valorizar entidades e pessoas que se destacam e contribuem com o crescimento de Encantado.
A primeira das atividades foi uma Sessão Solene em homenagem a dez vereadores que participam do projeto “Memória Viva”, criado e instituído pelo ex-vereador Marcelo Deves, durante a legislatura de 2013 a 2016. Na ocasião, foi apresentado um documentário produzido pela Konce Agência, que trouxe fatos históricos do Poder Legislativo e dos parlamentares.
Conforme Deves, o Memória Viva foi criado após uma visita do presidente da Câmara de Garibaldi a Encantado. A cidade da Serra Gaúcha havia desenvolvido projeto como o mesmo foco. Ele acredita que o projeto
oferece o devido valor a todas as pessoas que passaram pela casa legislativa. “Cada vereador em sua época contribuiu para o progresso do município, cada um do seu jeito, de sua forma, com seu trabalho”, disse.
O presidente da Câmara, Valdecir Gonzatti, em seu discurso, seguiu a mesma linha de Deves, afirmando que
todos que passam pelo Poder Legislativo deixam seu legado. Ele contou ainda que a sessão solene seguiu critérios de idade para determinar os homenageados e falou em continuidade ao projeto. “A gente vai dar sequência nisso.
Fica aqui meu agradecimento especial os que vieram nos prestigiar, um agradecimento especial aos homenageados e suas famílias”, pontuou.
O prefeito, Jonas Calvi, presente na solenidade, parabenizou a iniciativa que para ele é determinante para marcar através de vídeo a história do Poder Legislativo. “Tenho que cumprimentar o Marcelo por essa bela iniciativa.
Todos que passaram por essa casa, que estão ou não estão mais aqui deixaram o seu legado”, comentou.
Mais homenagens
Na quinta-feira, dia 17, às 19h, as homenagens se direcionaram à seis escolas estaduais. Ainda, ocorreu apresentação do Grupo Tradicionalista Oigalê, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim do Trabalhador.
Hoje, sexta-feira, dia 18, a partir das 18h, será destacado o trabalho desenvolvido pelas agriculturas familiares.