FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

Agentes de Saúde de Muçum atuam no combate à dengue

A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, por meio de sua agente de endemias, com auxílio das agentes comunitárias de saúde, segue efetuando a fiscalização de residências e terrenos baldios nos bairros de Muçum, a fim de combater focos do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. As profissionais fazem pesquisa vetorial em localidades que apresentam casos positivos. As visitas às moradias buscam eliminar possíveis focos do inseto. Atualmente, Muçum tem 91 infectados pela doença.

Além da fiscalização das agentes, é imprescindível que a população contribua para prevenir que a doença se alastre. É necessário eliminar água parada em pátios, calhas, ralos e etc. Os moradores, sobretudo gestantes, podem adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes.

“Pedimos ainda que os moradores de residências não dificultem o acesso das profissionais, que fazem um serviço importante para o combate de focos do mosquito”, diz a Secretária da Saúde e Meio Ambiente, Grasiela Fontana.

Sintomas

Os sintomas da Dengue são febre alta de início súbito, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos duas das seguintes manifestações: diminuição repentina da febre, dor muito forte e continua na barriga, sangramento de nariz, boca ou outros tipos de hemorragias, tontura quando muda de posição (deita/senta/levanta), diminuição do volume da urina, vômitos frequentes ou com sangue, dificuldade de respirar, agitação ou muita sonolência, suor frio, pontos ou manchas vermelhas ou roxas na pele.

Recomendações

No caso de identificação de sintomas compatíveis, é indicado a busca de atendimento médico o mais rápido possível. A Equipe de Saúde de Muçum está apta a prestar este atendimento. Após avaliação médica são realizados testes rápidos conforme a data de início dos sintomas ou coleta de material para exame laboratorial no Laboratório Central do Estado.

Entre as recomendações, após diagnosticada a doença, é indicado tomar bastante líquido, como água, suco de frutas, soro caseiro, sopas, leite, chás e água de coco, além de permanecer em repouso.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!