ClimaDestaques

Municípios do Vale do Taquari apresentam planos de contingência ao MPRS

Encontro em Lajeado reuniu representantes de sete cidades para discutir medidas diante de fenômenos climáticos cada vez mais frequentes

Um encontro realizado na manhã desta terça-feira (15), na Promotoria de Justiça de Lajeado, reuniu representantes de municípios do Vale do Taquari para apresentar e debater planos de contingência para fenômenos climáticos, que têm se tornado cada vez mais comuns na região.

Participação de sete municípios

A reunião foi organizada pela Promotoria Regional da Bacia do Taquari-Antas e contou com a presença de representantes de Muçum, Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Lajeado e Estrela.
Cada município apresentou seu plano de contingência, documento que orienta ações e procedimentos em situações de emergência.

Importância para o GabClima

“Para o GabClima, o evento é muito importante, pois serve de modelo a ser replicado em outras regiões do Estado. O GabClima elegeu como prioridade para 2025 e 2026 a elaboração e o acompanhamento dos planos de contingência municipais. Já estão sendo organizados dois encontros em outras regiões para o mês de outubro”, explicou a procuradora Sílvia Cappelli, coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GabClima).

Presença de autoridades e entidades

Participaram do encontro os promotores Sérgio Diefembach, de Lajeado, e Heráclito Mota Barreto Neto, de Encantado, de forma presencial, além da promotora Ximena Cardozo Ferreira, de Taquara, virtualmente.

Também estiveram presentes representantes da Organização Internacional para as Migrações (agência da ONU para Migrações), da Univates e da Defesa Civil, reforçando a importância de integrar diferentes setores no enfrentamento de situações de risco.

Fonte: MPRS

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!