Ícone do site FORÇA DO VALE

Famurs quer autorização do Estado para criar açudes e barragens como forma de minimizar estiagem

Foto: Gabriela Hautrive

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) busca autorização para que o governo estadual dê sinal verde para a criação de açudes e barragens em regiões castigadas pela estiagem e a medida serviria para minimizar os efeitos da falta de chuvas. O Rio Grande do Sul vem passando ano após ano pela estiagem, nossa produção aumentou e as nossas barragens, reservatórios e poços ainda continuam os mesmos que foram feitos por nosso avós.

Por conta disso, há necessidade de o Estado olhar para essas regiões e, de forma estratégica, autorizar a criação de novos açudes e barragens de forma urgente, para que ano após ano nós não tenhamos mais que viver este momento de angústia que o agricultor, que já tem o alto custo da lavoura, vê sua produção sendo perdida”, citou o vice-presidente da Famurs, Marcelo Maranata.

Atualmente, segundo atualização da Defesa Civil do RS, 149 municípios já decretaram situação de emergência. Desse total, 53 documentos foram homologados pelo governo estadual e 42 reconhecidos pela União.

Sair da versão mobile