São Paulo registrou nesta segunda-feira (9) o ar mais poluído do mundo, de acordo com a agência suíça IQAir, que monitora a qualidade do ar em cerca de 100 grandes cidades em tempo real. A capital paulista lidera o ranking, superando Lahore, no Paquistão, e Kinshasa, na República Democrática do Congo.
O índice de qualidade do ar (IQA) avalia as condições atmosféricas das cidades, classificando-as em seis níveis: bom, moderado, não saudável para grupos sensíveis, não saudável, muito não saudável e perigoso. Tanto São Paulo quanto Lahore apresentam níveis de ar considerados não saudáveis.
O objetivo do ranking é fornecer dados em tempo real sobre a poluição nos principais centros urbanos do mundo. A IQAir é uma empresa suíça que busca melhorar a qualidade do ar através de informações e colaboração.
Além disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que quase todo o estado está em alerta para incêndios. Nove cidades registram focos ativos de fogo, e 15 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação. Entre janeiro e agosto deste ano, houve um aumento de 386% no número de focos de calor em comparação com 2023, afetando mais de 8 mil propriedades rurais em 317 municípios.