Ícone do site FORÇA DO VALE

Estado segue em alerta para inundações e alagamentos devido a temporais

O estado do Rio Grande do Sul está em alerta devido à iminência de inundações e alagamentos causados por temporais previstos entre hoje (28/04) e quarta-feira (01/05). De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), diversas regiões enfrentam riscos significativos.

O CEMADEN alerta para o perigo de inundação nas bacias dos rios Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Baixo Jacuí. Além disso, há condição de alerta para outras bacias, como os rios Butuí-Icamaquã, Piratinim, Ijuí, Alto Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Guaíba, Tramandaí e Mampituba.

O volume acumulado de chuva pode ultrapassar 100mm em algumas áreas, aumentando o risco de alagamentos em áreas urbanas e ribeirinhas. Os níveis dos rios estão em elevação e podem atingir cotas de inundação em diversos pontos do estado.

Segundo previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a metade Norte do estado pode esperar chuvas e ventos fortes, com volumes entre 15 e 30 mm, podendo chegar a 40 mm no Noroeste. Os ventos podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h, com rajadas de até 70 km/h.

Na segunda-feira, a instabilidade deve se generalizar, com chuvas entre 25 e 40 mm, podendo ultrapassar os 50 mm em algumas regiões. Os ventos devem oscilar entre 35 e 50 km/h, com rajadas de até 60 km/h.

A terça-feira trará uma intensificação das chuvas na metade Sul, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), com volumes superiores a 90 mm, acompanhadas de descargas elétricas, granizo e ventos fortes.

Na quarta-feira, o estado enfrentará instabilidades generalizadas, com volumes de chuva entre 50 e 70 mm, podendo chegar a 120 mm em algumas áreas. As rajadas de vento podem alcançar velocidades entre 40 e 50 km/h, com picos de até 60 km/h durante as tempestades.

A Defesa Civil e os órgãos meteorológicos orientam a população a ficar atenta às atualizações e tomar medidas preventivas, como evitar áreas de risco, tomar precauções contra alagamentos e manter contato com os serviços de emergência em caso de necessidade.

Para mais informações e atualizações, os cidadãos podem acessar o site da Defesa Civil do RS (https://www.defesacivil.rs.gov.br/) e o site da MetSul Meteorologia (https://metsul.com/).

Sair da versão mobile