Ícone do site FORÇA DO VALE

#CaliSchäffer | Feliz Ano Novo

A vida é um negócio complicado.
Viver é um negócio complicado.
Durante a nossa passagem aqui na terra enfrentamos problemas de toda ordem, que temos de resolver todos os dias, a todo o momento. Mas também temos os nossos momentos de felicidade, de alegria. É assim que acontece.
Quando penso nisso, sempre lembro da história de Sisifo, da mitologia grega. Sisifo era o rei de Corinto. Era um sujeito tido como o mais esperto dos homens, mas sua esperteza lhe criava muitos problemas.
Acabou criando uma confusão com Zeus, o chefe do Olimpo. Enganou até a morte. Quando esta veio busca-lo ele passou-lhe a conversa, elogiou sua beleza e conseguiu colocar no pescoço dela um colar que a imobilizava, e ninguém mais morria. Como ninguém mais morria, Marte, o deus da guerra reclamou. Plutão, o deus dos subterrâneos também não estava gostando disso porque o seu domínio estava ficando meio vazio. Foi uma confusão total. E Sisifo fugiu, vivendo muitos anos escondido.
Quando Plutão o encontrou, tomou uma providência radical: condenou-o a empurrar uma pedra até o topo de uma montanha. Antes de chegar ao topo a pedra rolava para baixo, obrigando Sisifo a ir busca-la novamente, e assim fazer por toda a eternidade.
Nossa vida aqui me parece ser algo parecido com a história desse personagem. Nossa luta pela sobrevivência é algo similar. Trabalhamos, lutamos muito para atingir os nossos objetivos, acertamos, erramos, em alguns momentos ficamos tristes e desesperados, em outros somos felizes, mas temos que seguir em frente.
Aí me dizem: sim, mas a condenação de Sisifo era eterna, a nossa não, porque nossa vida tem um limite. Entendo, mas acredito que até ele tinha, de certa maneira, a cada vez que a pedra rolava montanha abaixo, o seu momento de felicidade. Era o tempo enquanto, lá de cima, a via rolar para baixo. Era feliz porque, pelo menos por alguns instantes, estava livre do seu sofrimento.
Assim é a nossa vida. Temos que valorizar mais os nossos momentos de felicidade junto às pessoas quem amamos, junto aos nossos amigos, junto à comunidade em que vivemos. Temos que ir tirando para os lados as pedras que aparecem em nosso caminho, e pensar no futuro de formapositiva, numa maneira de descobrir como, um dia, conseguir colocar a pesada pedra no topo da montanha, e deixa-la lá.

Sair da versão mobile