No coração de Farroupilha, na Rua Rui Barbosa, ao lado da Igreja Matriz, o Museu Municipal Casal Moschetti abriga um vasto acervo que inclui desde livros a móveis centenários; de estátuas a porcelanatos finos; de obras de arte a um espelho banhado a prata.
Entre todos os itens, a peça que mais chama atenção é uma boneca de porcelana chamada Lenci. Poucos farroupilhenses nunca ouviram as lendas que envolvem a história de Lenci. Há quem diga que seus olhos piscam, outros garantem ter visto a boneca na janela do museu, especialmente à noite. Alguns afirmam que, ao chegarem ao museu, viram-na em uma posição, mas, ao saírem, ela estava em outra.
A boneca ganhou notoriedade devido às lendas que a cercam. Feita de porcelana, tem o tamanho de uma criança de 8 anos e foi criada na década de 1930. Um detalhe que chama atenção é que ela possui cabelos humanos. A boneca foi um prêmio ganho por Lydia como melhor cantora de ópera a bordo de um navio durante uma viagem.
Mal-assombrada ou não, bonita ou feia, o fato é que o mistério da boneca, que completa meio século em Farroupilha, ajuda a atrair visitantes ao museu, que chega a receber 2 mil pessoas ao longo do ano. Para quem quiser ver de perto uma boneca famosa, o museu abre de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.