Localizada em Gonzáles Catán, a 35 km de Buenos Aires, CAMPANÓPOLIS é uma aldeia medieval que faz com que os visitantes se sintam em um verdadeiro conto de fadas. Idealizada por Antônio Campana, um empresário de sucesso no ramo de supermercados, que no ano de 1977 adquiriu um terreno de 200 hectares com a intenção
inicial de criar gado.
Com a descoberta de um câncer terminal, Antônio resolveu dedicar seus últimos cinco anos de vida (tempo diagnosticado pelos médicos) à realização de um sonho: construir sua própria aldeia. Sem entender nada de arquitetura ou engenharia, mas com a criatividade aguçada, ele rabiscava em papéis suas ideias para, em seguida, contratar uma equipe de pedreiros da região e colocá-las em prática.
Peças de importância histórica e arquitetônica da Argentina do século XX, antiguidades compradas em leilões, restos de demolições, partes de ferrovias e trens desativados, além de materiais que acabariam indo para o lixo, foram utilizados na construção da aldeia de 12 hectares. O resultado foi um complexo com mais de 800 construções, incluindo casas que parecem saídas de fábulas infantis, torres, ruazinhas estreitas, bosques e capelas em estilo colonial.
Após a morte de Antônio em 2013, seus filhos transformaram o local em um ponto turístico aberto à visitação. Campanópolis já foi usado para gravação de filmes, séries, estreias de “Game of Thrones” e ensaios fotográficos. O local oferece visitas guiadas em espanhol e português, de quartas a sextas das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h, somente com compra antecipada no site www.campanopolis. com.ar ou com as agências de receptivos de Buenos Aires. É importante destacar que Antônio Campana viveu por mais 20 anos após o diagnóstico terminal. Sigam @campanopolis e encantem-se com esse lugar mágico.