Localizada no Bairro Vicenza, o bairro mais antigo da cidade de Farroupilha, encontra-se uma casa de pedra construída em 1896, que servia como residência e comércio para a família FIN.
A construção da casa levou seis anos, pois os proprietários trabalhavam durante a semana na lavoura e aos domingos era um dia sagrado naquela época. Eles utilizavam os sábados para construir o porão, o térreo e o sótão, utilizando pedras regulares aparentes e juntas de barro. No térreo funcionava um armazém (bodega), o sótão era a moradia da família e o porão era utilizado como uma cantina de produção de vinhos, que eram comercializados no armazém.
Na década de 1940, ocorreu uma reforma na qual o telhado, as juntas e as janelas foram modificados.
Posteriormente, com a morte dos herdeiros, a casa foi oficialmente adquirida pela Prefeitura de Farroupilha, e em 1988 foi inaugurado o Museu Municipal Casa de Pedra.
O museu possui um acervo de fotografias da região, utensílios, móveis e ferramentas domésticas que retratam a vida da colonização italiana, doados por diversas famílias de imigrantes da cidade.
O museu está aberto para visitação de segunda a sexta, das 9h às 17h, recebendo muitos turistas que visitam a Serra Gaúcha e, principalmente, alunos interessados em aprender mais sobre o surgimento da cidade. Aos finais de semana, o museu atende somente mediante agendamento.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 32616914.