Como já sabemos, setembro é considerado o mês de valorização da vida e prevenção do suicídio.
Essa campanha é importante para conscientização da saúde mental. Já pensou setembro amarelo o ano todo? Um ano inteirinho em que as pessoas se propõem a cuidar da sua saúde mental, e o mais importante, olham com mais atenção, cuidado e principalmente respeito para seus pares.
Lembro da época em que utilizava redes sociais para consumir conteúdo. A paz que era ler o feed de postagens e ver as pessoas copiando e colando aquele texto em que se colocavam abertas para acolher quem estivesse com algum tipo de sofrimento psíquico, diga-se de passagem, bem diferente dos outros meses, que o que mais se lia eram coisas do tipo:, “Depressão, é falta de terapia, ter a pia cheia de louça para lavar”, ou a clássica: “O melhor remédio para depressão é uma enxada e um lote para carpir”.
Frases psicofóbicas à parte, o cuidado com a saúde mental e prevenção do suicídio deveria existir o ano todo, para podermos cuidar da nossa saúde mental com um olhar compassivo, e poder olhar para o outro sem julgamento, mas com muito acolhimento. Lembre-se, não existe saúde sem saúde mental, e quem se cuida, ou está buscando se cuidar, deve se perceber como um ser holístico, digo, como mente, corpo, relacionamentos e espiritualidade, como uma única esfera de existência.
Em tempo antes de terminar, se você percebeu as “brincadeiras” que eu fiz no meio do texto com o sofrimento psíquico, saiba que isso se chama Psicofobia, e em sentido não clínico, é o preconceito ou discriminação contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais, tendo legislação específica para proteger quem sofre preconceito por conta de uma doença ou condição psíquica.
Setembro Amarelo, um alerta para a valorização da vida e prevenção ao Suicídio! Nós do Espaço Flores.Ser apoiamos!