Ícone do site FORÇA DO VALE

#ColunadaMari | Causa animal

CAUSA ANIMAL

O Sicredi Região dos Vales mais um vez surpreendeu a comunidade dando um show de solidariedade com o Projeto Juntos pela Região. Dessa vez as Ong’s da causa animal também foram beneficiadas pelo Projeto. Temos no município de Encantado quatro entidades que lutam por essa causa. Quero destacar o trabalho de duas delas, que conheço mais de perto, e prestam um serviço extraordinário para a nossa comunidade de forma voluntária.

ASSOCIAÇÃO ACOLHER

A Associação Acolher foi a mais recente, criada para auxiliar as demais ONGs já existentes no município, está se destacando. Além de auxiliar na adoção dos pets, contam com um projeto de castração com baixo custo e já beneficiou centenas. E não para por ai, as voluntárias do Acolher também recebem de braços abertos muitos desses animais em suas casas, dando lar temporário a muitos deles. Além de recursos próprios, as voluntárias realizam brechós e rifas para ajudar na manutenção dos atendimentos.

PEGADAS DE AMOR

As voluntárias da ONG ASPA Pegadas de Amor, também prestam um serviço indispensável. Ajudam a custear tratamentos de animais recolhidos nas ruas. Foram pioneiras na criação de brechós solidários para ajudar na manutenção dos atendimentos e é obvio, também dão seguimento ao seu trabalho com recursos próprios. Sem exigir nada do Poder Público. Preciso destacar o significado da palavra voluntário nessa situação: “aquele que não é forçado, que só depende da vontade; espontâneo. Que se pode optar por fazer ou não”. Um significado simples e prático que precisa ser levado ao conhecimento da Comunidade.

VOLUNTÁRIO II

São inúmeros os pedidos de ajuda por parte da comunidade nas redes sociais, uma coisa que muitas vezes me deixa extremamente irritada. Alguns pessoas encontram animais na rua e ao invés de tentar fazer algo, simplesmente tiram fotos e publicam nos seus perfis, marcando as ONGs mencionadas como se as mesmas tivessem a obrigação de resolver o problema. Sem contar as centenas de ligações recebidas pelas voluntárias todos os dias, muitas vezes em horários impróprios, exigindo que as mesmas se responsabilizem pelos animais.

VOLUNTÁRIO III

É preciso que algumas pessoas entendam ao certo o trabalho de uma ONG e parem de jogar a responsabilidade de tudo nelas. Esse trabalho é feito por amor e não por obrigação. O Poder Público também faz a sua parte. O que está fazendo falta é cobramos providencias dos donos dos animais. Já passou da hora de leis mais rígidas serem criadas para punir quem abandona e maltrata esses seres que vieram ao mundo somente pra nos dar amor.

ADOÇÃO

Outra preocupação constante das ONGs é a dificuldade de encontrar adotantes responsáveis, o que torna o trabalho ainda mais complicado. A cada foto postada nas redes, dezenas de comentários de pessoas com interesse de adotar, mas infelizmente grande parte dessas pessoas em menos de um ano não quer mais saber do animal. Em algumas situações procuram a ONG para devolve-los e muitas vezes os abandonam novamente. Sem contar muitos que após a adoção passam a mal trá-los.

ADOÇÃO II

Precisamos chamar atenção para essa triste realidade e tirar um pouco do peso da irresponsabilidade do abandono de animais do Poder Público e das ONGs. Está na hora das pessoas tomarem consciência e serem responsáveis pelo seus animais. É muito fácil exigir direitos de todas as partes sem cumprir com seus deveres. É fácil adotar um animal e deixar a conta para outro alguém pagar.

ADOÇÃO III

Aos adotarmos um pet precisamos lembrar que o mesmo sempre será 100% dependente de nós. O tempo estimado de vida de um animal saudável é de 15 a 20 anos. Ter um animal doméstico gera custos (ração, vacinas, remédios). Eles precisam de atenção e um espaço adequado. Se você não tem condições de oferecer o básico a eles, façam um favor para a sociedade, NÃO ADOTE!

Sair da versão mobile