Sessão
Na quarta-feira (1º) o Legislativo de Encantado realizou a Sessão Solene que marcou o início das atividades parlamentares no ano de 2023. O prefeito Jonas Calvi esteve presente e usou a Tribuna para deixar sua mensagem ao Poder Legislativo. A primeira sessão ordinária será na segunda-feira às 18 horas.
Suplente
A sessão solene também foi marcada pela posse de Edgar Bizzaro, suplente do PDT que assume a vaga de
Roberto Salton, licenciado por problemas de saúde. É a primeira vez que o partido abre espaço para um suplente
nessa legislatura e por um curto espaço de tempo.
Suplente II
Ao longo dessa Legislatura, pude observar que menos de 10 suplentes assumiram uma vaga no Legislativo até o momento. Pelo MDB, apenas um foi convocado até agora. O PSDB abriu espaço para três. Os progressistas foram os que mais apostaram nos suplentes, abrindo espaço para cinco.
Suplente III
Também não podemos esquecer que muitos suplentes, quando convocados, possuem impedimento para assumir o cargo, e alguns, por compromissos pessoais, também acabam por declinar do convite.
Suplente IV
Lembro de legislaturas passadas em que a regra da eleição na proporcional valia para a eleição de vereador. Naquela época, as coligações abriam a cada dois ou três meses espaço para que os suplentes assumissem. A cada licença, o suplente seguinte era chamado para assumir uma cadeira no Legislativo.
Suplente V
Com a nova regra para eleição de vereador, a votação de todos os candidatos do Partido, por menor que seja,
passa a ser mais importante para que se tenha um número maior de cadeiras no Poder Legislativo. As cotas femininas também são esquecidas no pós eleição, mas também devem ser observadas pelos dirigentes de partidos, afinal valorizar quem concorreu evita a “correria” às vésperas das eleições para a manutenção dos nomes para candidatos.
Suplente VI
Quem em tempos passados deu aula de valorização aos suplentes foi o eterno Prefeito Adroaldo Conzatti, que enquanto vereador, apesar de ser o único da bancada do PSDB, cedeu espaço até para o ultimo suplente, que tinha conquistado apenas 17 votos na eleição. Na época, foi bastante criticado por colegas vereadores pelo feito, mas dessa forma conseguiu fortalecer o partido e vencer as duas últimas eleições para o Executivo. Muitos dirão que não foi apenas isso que fortaleceu o partido, e sim sua história política, mas mesmo após o seu falecimento, o PSDB é o partido que mais cresce em Encantado no momento.