Ícone do site FORÇA DO VALE

#NolimarPerondi | Parece que desqualificar é mais importante que propor

Campanha

Os candidatos para as eleições de outubro já estão nas ruas fazendo suas campanhas e pedindo o voto do eleitor. Nas redes sociais, da mesma maneira, alguns com recurso de produção e edição de imagens. Os que acompanhei até agora buscam tocar na sensibilidade do eleitor, se utilizando de técnicas de comunicação que têm como finalidade envolver emocionalmente o eleitor. Respeito quem gosta e quem faz, porém, na minha avaliação, é piegas com forte requinte de canastrice, já que seus ‘protagonistas’ não são atores e, na maioria das vezes, a interpretação é canhestra, notoriamente desprovida de habilidades para o feito. Não pretendo desestimular os candidatos quanto ao uso desta importante ferramenta de comunicação que são as redes sociais. Só é preciso que os marqueteiros políticos entendam os limites da boa mensagem com técnicas e recursos adequados ao candidato em questão.

Mensagem

Se diz que uma boa mensagem é quando o emissor consegue transmitir ao receptor uma informação que é entendida e compreendida na sua essência. O bom marqueteiro é aquele que organiza o que deve ser dito, explorando as características do candidato e não fazendo dele uma caricatura de si próprio.

Eleitor

Eu, como eleitor, prefiro ouvir compromissos com o plano de governo. Penso que um plano adequado a cada realidade mais as qualidades de um bom gestor determina o crescimento de um município. Tenho certeza que a maioria dos eleitores pensa assim; outra pequena parte são aqueles com interesses pouco republicanos, pensando mais em si e no seu ganho pessoal do que na coletividade, mas isso sempre vai existir.

Gestor

Um bom gestor na área privada pode não ser um bom gestor público. Na área privada, o gestor tem compromisso com a empresa, no sentido de mantê-la viável economicamente, com os colaboradores e acionistas. No setor público, o gestor tem compromisso com o bem-estar da população, promovendo o desenvolvimento econômico e social, mantendo-se dentro do orçamento previamente aprovado. Importante saber dos candidatos a prefeito o que pensam sobre gestão pública.

Igual

Aqui em Encantado, parece que os partidos concorrentes têm uma cartilha de campanha que é seguida desde sempre. Uma das primeiras ações é buscar publicações em jornais onde constam notícias de seus adversários. E, conforme o interesse, acabam aparecendo sempre no sentido de desqualificar.

Descontentes

Existem também os descontentes, aqueles que, por motivos próprios, e pode acreditar, é sempre por motivos particulares, adoram denunciar precariedade no serviço público. Se fosse em épocas normais, até seria tolerável. Aliás, depois das catástrofes sofridas nesta região alta do vale, não precisa procurar muito: os municípios foram devastados e o que não falta é coisa por fazer. Então, no meu entendimento, mostrar acúmulo de entulho e reparos nas estradas enquanto centenas de famílias estão desalojadas é muita pobreza de espírito.

Desqualificar

Já recebi aquelas publicações que são encaminhadas nas redes com o intuito de denegrir a imagem porque determinada figura se posicionou politicamente. E olha que a campanha política ainda está no seu início. Parece que desqualificar é mais importante que propor.

Redes

Depois da realidade das redes sociais, as campanhas políticas tomaram outro rumo, muito diferente de um passado recente. Os candidatos podem usar esse meio para se comunicar mais e melhor com o eleitorado. Por outro lado, também é terreno fértil para falsear a realidade.

Aproveitamento

Notei que alguns candidatos estão usando o nome da AME, Associação Pró-Menor de Encantado, em suas publicações. Apesar de ser uma entidade que é mantida com recursos públicos, de fato é uma associação privada. Mesmo assim, não me parece adequado e moral marcar a entidade nessas publicações.

Legal

A internet é um local livre e democrático, porém não pode ser confundida como espaço sem lei. Mesmo com toda a demanda de trabalho durante uma campanha, a justiça eleitoral tem condições de dar respostas rápidas e responsabilizar postagens irregulares e criminosas. Fique atento.

Sorteio

Entre 29 de julho e 9 de agosto, o Sicredi Região dos Vales realizou o sorteio da Promoção Cooperação Premiada nas 21 agências da sua área de atuação. 100 associados foram contemplados com cartões-presente no valor de R$ 2 mil cada. Esses cartões poderão ser utilizados em estabelecimentos comerciais para adquirir produtos e serviços. Essa ação é muito legal porque contempla o associado e estimula o comércio local. É isso mesmo, quem coopera cresce.

Semana Farroupilha

A vida segue e a diversão é necessária para equilibrar o emocional das pessoas. Vem aí a Semana Farroupilha de Encantado. As barracas já estão sendo montadas na Praça da Bandeira. Serão dias de diversão na cultura gaúcha.

Debate

O Jornal Força do Vale promove o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Encantado. O novo estúdio do Força vai receber Paulo Costi, Jonas Calvi e Luciano Moresco para um debate. Eu estarei mediando os trabalhos, que têm o intuito de saber quais são suas ideias e propostas. Domingo, às 19 horas, nas redes sociais do Jornal Força do Vale. Garanto conteúdo.

Frase

“Há homens que se agarram à sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua”. – Santo Agostinho.

Sair da versão mobile