Ícone do site FORÇA DO VALE

#Página Três | Rafael Fontana sai do PDT de Encantado

Rafael Fontana sai do PDT

Rafael Fontana, 52 anos, um dos nomes mais influentes e respeitados do PDT regional deixou a sigla no último dia de julho. Na carta que enviou à executiva do PDT, alega a excessiva demanda das atividades profissionais e “da minha dedicação como voluntário nas ações de reconstrução da nossa cidade, região e estado”, justificando que, em função de todas suas atividades, fica inviabilizado de contribuir com as atividades partidárias. Ele é diretor da Lume e da NSB Operadora de Turismo e atua como Conselheiro na Associação Comercial e Industrial de Encantado – ACI-E, na Associação Amigos de Cristo e na Empresa Pública de Logística Estrela – E-LOG, é presidente da Associação SOS Habitar, Diretor na Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF.

Pelas mãos do paiDesde garoto, Fontana acompanhou a política local e aprendeu a admirar Leonel Brizola ouvindo o pai, Neolando. Foi pelas mãos do pai que ele ingressou no PDT aos 18 anos, onde permaneceu por 34 anos participando ativamente dos pleitos e das ações políticas regionais. O pai morreu no ano passado.

Criação da secretaria da Saúde e vereador mais votado

Em 1994, no segundo mandato do ex-prefeito Adroaldo Conzatti, teve a missão de criar e estruturar a Secretaria da Saúde, que culminou em 1996 com a adesão ao Plano Nacional de Municipalização da Saúde.

Foi eleito vereador mais votado na legislatura 1997/2000, quando também assumiu a presidência da Casa.

Turismo, a menina dos olhos

Rafael é um entusiasta e defensor do turismo regional. Foi presidente da Amturvales e está à frente do Trem dos Vales, atividade interrompida pela destruição de vários pontos da ferrovia nos deslizamentos de maio. “Estamos muito empenhados para que essa situação se normalize no menor tempo possível e esse importante produto turístico volte a aquecer a economia regional”.

“Vai fazer falta”

Lieverson Perim, advogado do PDT estadual, lamentou a saída do correligionário dizendo que Fontana “vai fazer muita falta” aos quadros do PDT. Rafael disse que não saiu de um partido para entrar em outro, mas isso não significa que está abandonando a política.

Tratoraço

“Não nos contentamos com o pouco que entregaram até agora. Com o pouco que ofereceram ao nosso Estado. E com o pouco que estão colocando na mesa para o agro gaúcho. Brasília tem optado sempre pelo caminho mais difícil” – disse o governador Eduardo Leite durante o evento ‘SOS Agro’, realizado em Porto Alegre.

Produtores rurais organizaram um “tratoraço” no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na capital gaúcha.

Yeda Crusius é absolvida depois de 15 anos

Depois de 15 anos de tramitação, a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, foi inocentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de todas as acusações no âmbito da Operação Rodin. O processo investigou supostos atos de corrupção e improbidade administrativa em contratos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Em sessão nesta quarta-feira (7), o TRF-4 reconheceu por unanimidade que, em nenhum momento, Yeda cometeu fraude, corrupção ou teve enriquecimento ilícito. Além disso, a corte registrou que o Ministério Público Federal não reuniu provas ou indícios de atuação dolosa ou intencional da ex-governadora no caso.

“É uma enorme vitória. É o fim de uma provação que dura mais de uma década. Mas sempre acreditei na Justiça — e ela enfim chegou”, celebrou Yeda, que governou o Rio Grande do Sul entre 2007 e 2010, sendo a primeira mulher à frente do Palácio Piratini. Em sua gestão, alcançou o déficit zero pela primeira vez em mais de 30 anos, pagou os salários e o 13º dos servidores em dia e quitou recordes em precatórios.

Emprego para desabrigados

A Administração Municipal de Encantado e o SINE estão realizando uma ação conjunta com a Dália Alimentos para oferecer aproximadamente 20 vagas de trabalho no frigorífico de suínos da empresa. Esta iniciativa é voltada especialmente para os desabrigados pelas recentes cheias no Parque João Batista Marchese.

Dentre os candidatos, 15 pessoas foram selecionadas, incluindo 5 para o programa de Jovem Aprendiz. O CRAS e o SINE desempenharam um papel crucial na intermediação das vagas e na assistência aos candidatos, facilitando a documentação necessária e preparando-os para as entrevistas. Esta ação conjunta reforça a união da comunidade de Encantado diante dos desafios, promovendo um recomeço para os afetados pelas enchentes.

ALIÁS Sobram relatos de empresários em busca de mão de obra, dispensando até experiência; e carros de som circulando por Encantado ofertando vagas e benefícios.

 

Sair da versão mobile