Marcas
O Sicredi foi destaque em mais uma edição do “Marcas de Quem Decide 2023”. A pesquisa é realizada pelo Jornal do Comércio e pelo Instituto Qualidata. O Sicredi conquistou o primeiro lugar na preferência e na lembrança nas categorias “Instituição Financeira e Cooperativa de Crédito” e também apareceu entre as 10 Grandes Marcas Gaúchas do ano. Com certeza trata-se de uma honraria, mas não surpreende e isso não é um desmerecimento do estudo, aliás, muito pelo contrário, me refiro a esta constatação porque o Sicredi está presente em 480 municípios gaúchos e isso representa 96% do Rio Grande do Sul, com mais de 2,3 milhões de associados, e é essa aproximação que faz a cooperativa conhecer as necessidades das pessoas e comunidades e agir conforme suas demandas impulsionando de fato o progresso de cada região.
Marca
O reconhecimento da marca de uma empresa é muito importante, na verdade acredito que seja a alma de qualquer instituição. A marca leva consigo o resultado do trabalho de um produto final. Quando vejo determinadas empresas diminuindo investimento na marca tenho receios por sua continuidade.
Mesmo diante das mais terríveis crises não se pode descuidar da marca. Existe a reprodução de uma conversa do presidente da Coca-Cola com uma pessoa em uma viagem de avião que circula há anos que é muito revelador. O cidadão que estava sentado ao lado do presidente da Coca-Cola foleando uma revista viu um anúncio do referido refrigerante e Comentou: “A Coca-Cola é o mais vendido no mundo e mesmo assim vocês continuam anunciando a marca, não é um desperdício de dinheiro”? O empresário, com muita calma explicou ao passageiro desavisado: “Digamos que a publicidade seja o combustível deste avião, se acabar o combustível o avião poderá voar por algum tempo, mas depois vai cair e nada poderá segura-lo”. Acredito que isto seja uma lição para todos os empreendedores.
Câmara
A sessão da Câmara de Vereadores de Encantado desta semana teve vários projetos votados, todos por unanimidade. Na tribuna o vereador Marino Deves demonstrou uma preocupação com a contratação de uma pessoa para auxiliar no processo de gestão da administração. Conforme o vereador seria um gasto desnecessário já que havia programas e pessoas que poderiam fazer este trabalho na prefeitura. Trouxe também a carga horária do contratado e valor mensal da pessoa, R$ 9,5 mil.
Apoio
Os vereadores do MDB, Duda do Taxi e Andressa de Souza, seguiram na mesma toada. Disseram que a administração teria contratado um marqueteiro político para cuidar da sua imagem pensando na eleição do ano que vem.
Gestão
O prefeito Jonas Calvi vem aperfeiçoando a gestão da administração municipal. Tem feito parcerias nesse sentido e mais recentemente foi implantado o Conselho de Desenvolvimento Econômico com representantes do setor público, setores produtivos e sociedade civil para desenvolver ações que promovam o desenvolvimento econômico. Aliado a isso é necessário organizar os trabalhos administrativos para dar mais eficiência no trabalho entregue à população. Talvez tenha sido este o pensamento da administração quando contratou este serviço que alguns vereadores entenderam como se fosse marketing político.
Política
Depois dos pronunciamentos dos vereadores Marino, Duda e Andressa o vereador Cris Costa subiu à tribuna e de forma sutil disse: “Começou a campanha 2024”. Parece haver um delay entre as ações administrativas do prefeito Jonas Calvi e os vereadores da sua base. Enquanto três vereadores de oposição usaram por quase 30 minutos a tribuna para falar sobre a contratação de uma pessoa que em seus entendimentos tratava-se de um marqueteiro político não teve um vereador de situação que informou a motivação de sua contratação, que conforme o prefeito seria aprimorar a gestão pública.
Bastidores
O prefeito Jonas Calvi deve confirmar sua saída do PTB nos próximos dias. Segundo algumas fontes a filiação do prefeito ao PSDB deveria ter sido ainda no mês passado. Alguns contratempos no cronograma da conclusão do asfaltamento até o Cristo Protetor foi o motivador deste atraso na filiação partidária. Ao que consta o ato de filiação de Jonas no PSDB vai contar com a presença do governador Eduardo Leite. Ocorre que o governador deve estar presente na inauguração do asfaltamento, já que o estado participou com grande volume dos recursos para a obra. O ato político de filiação do prefeito seria um aproveitamento da vinda de Eduardo Leite à Encantado.
Conversas
O vereador Cris Costa tem razão quando afirma que a campanha 2024 já começou. Mesmo sem a confirmação oficial já se sabe de um encontro entre o prefeito Jonas Calvi e o presidente do PSDB local, Rogério Conzatti, com o presidente atual do PP e quem deve sucedê-lo à frente da sigla, e também alguns vereadores progressistas. O assunto principal foi a possibilidade de uma coligação para as eleições do ano que vem. No momento não teve respostas, mas se sabe que os progressistas presentes gostaram da ideia. A proposta deve ser analisada internamente pelo PP e a resposta de uma nova união pode ocorrer nos próximos dias.
Empurrão
Caso os progressistas aceitem se coligarem com o PSDB o fato pode empurrar o vereador Marino Deves ao MDB. Acontece que Marino Deves vem pleiteando há tempos ser candidato a prefeito. Também afirmou que não concorre mais para outro cargo a não ser à prefeito. Por outro lado há quem diga que já existe uma chapa formada do PP para a majoritária do ano que vem, seria Enoir Cardoso para prefeito e Paulo Costi de vice.
MDB
A contar pela integração e a clara junção de pautas dos vereadores Marino Deves, Duda do Taxi e Andressa de Souza a possibilidade do vereador Marino se transferir para o MDB é grande. Mais cedo ou mais tarde saberemos.
Local
O OAB de Encantado está pleiteando um local para construir seu escritório de apoio aos advogados. A sala que ocupavam no Foro da comarca parece que não vai permanecer a disposição da seccional. Me foi informado que a Ordem dos Advogados de Encantado está solicitando um espaço junto ao prédio do comando da Brigada Militar para se estabelecer. Mesmo entendendo a necessidade da OAB me parece que o prédio da Brigada já é pequeno para as suas próprias necessidades. Lutamos tanto para que a Brigada de Encantado fosse melhor dotada de veículos, equipamentos e maior efetivo e limitar uma futura ampliação da sua área física não seria o mais adequado.
Frase
“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos”. – Confúcio