Ícone do site FORÇA DO VALE

#NolimarPerondi | Parece que nos habituamos com as constantes mortes no trevo de Muçum

Trevo da Morte

Parece que nos habituamos com as constantes mortes no trevo de Muçum. Semana passada mais um jovem motorista de caminhão perdeu a vida naquele local. Não nos indignamos, estamos num estágio de contemplação e uma estranha e submissão à vontade do destino.

Histórico

De tempos em tempos nos deparamos com acidentes de caminhão no trevo secundário de Muçum depois de panes nos freios destes veículos. A grande maioria não consegue vencer a curva do trevo e colide com um paredão existente no local ou se ainda assim vence o paredão a vala que está pouco a frente sela o destino do caminhoneiro. Não foi o primeiro e não será o último e nada, definitivamente nada, é feito lá a pelo menos 20
anos.

Lamentável

Acompanho acidentes naquele trecho da RS 129 nos últimos 20 anos, foram vários. Poucos caminhoneiros saíram com vida. Todos esses caminhões ‘perdem os freios’ na decida da serra, são em torno de 5 quilômetros onde os caminhões carregados devem descer usando freio motor, porém alguns acabam não suportando e colapsam deixando o veículo pesado a própria sorte. Mesmo com habilidades do motorista o traçado não ajuda e o acidente fatal é inevitável.

Vergonhoso

Como disse anteriormente, nada foi feito para evitar mortes naquele local. Do Daer pouco ou nada se espera, mas das autoridades do município que nada fazem? O prefeito, os vereadores de Muçum nada fizeram ou fazem. Sim é atribuição do Estado, porém até quando permitirão que pessoas percam suas vidas em acidentes que poderiam ser evitados com a construção de uma área de escape? Prefeito Trojan e vereadores de Muçum, exijam das autoridades competentes obras que interrompam de vez essas mortes anunciadas.

Contrapor

Com o aumento de opiniões, ‘graças’ às redes sociais, alguém poderá contrapor e dizer que é erro do condutor o caminhão. Sim, pode até ser imperícia, mas será que por  isso esse motorista deve morrer? Definitivamente não penso assim.

Motos

Novamente enfatizo da importância da conscientização dos condutores de motocicletas que transitam pela RS 129 no trecho de Encantado a Muçum. Nesse local existe uma reta onde periodicamente alguns destes motociclistas ‘testam’ suas máquinas. É preciso lembrar que são várias entradas e saídas de acesso às propriedades e quando a velocidade não é respeitada acidentes podem ocorrer. Principalmente nos finais de semana algumas dessas motos são flagradas em velocidades absurdas.

Política

Os vereadores de Encantado estão de férias, por esta razão não são realizadas sessões ordinárias. Podem estar de férias, mas os ânimos estão numa efervescência silenciosa, como acontecem com os vulcões. Segundo se sabe a eleição da nova Mesa Diretora deixou marcas internas no PP. Existe nitidamente uma insatisfação ocasionada pela eleição do Sander Bertozzi que teria agido sozinho na coligação com o PSDB. Ocorre que a executiva do
partido havia decidido que o PP seria oposição e desaconselhado uma aproximação com o executivo. A negociação com o PSDB foi do Sander Bertozzi apoiado por Diego Pretto, Valdecir Cardoso sendo dissidente o vereador Marino que trabalhava com a possibilidade de ser ele o presidente tendo como vice e secretário nomes do PP e teria apenas o apoio de dois vereadores do MDB sem o compromisso de devolver apoio no ano que vem.

Proposta

O que ocorreu na eleição de Sander Bertozzi fortaleceu o PSDB, como já havia falado em coluna passada. O PP deixou a assessoria jurídica com o PSDB o que desagradou quadros do partido. Evaldo Lang, conhecido com a voz do PP, foi convidado para assumir como Chefe de Gabinete, depois a função passou para Clarissa Costi, filha do ex-prefeito Paulo Costi. Ao Evaldo, então, foi oferecido a vaga de assessor parlamentar. Assumiu por alguns dias e pediu sua exoneração por se sentir deslocado de sua área, preferia assessoria de imprensa.

Oposição

O vereador Marino Deves afirmou que somente votou no colega Sander Bertozzi “por ser democrático e obedecer a hierarquia partidária”, porém não concordou com a união com o PSDB. Disse que continuará sendo uma voz de oposição consciente oferecendo, sempre que possível, caminhos diferentes quando achar oportuno.

Discurso

Acredito que o PP arranjou uma encrenca interna. Certamente haverá projetos considerados mais polêmicos que precisará se definir no voto. Essa história de que a negociação se deu apenas para a composição da Mesa Diretora não é muito clara e nem santa, pois os vereadores do PSDB votarão com o executivo e cobrarão, com certeza, o alinhamento do PP. Na verdade é o tal do “ajoelhou tem que rezar”.

Declaração

Importante saber da executiva do PP de Encantado uma posição sobre esse impasse. O Sander Bertozzi teria agido de forma egoísta, não acatando a orientação da direção do partido? E o apoio dos vereadores Diego e Valdecir? A dissidência do Marino? A decisão de unir PP e PSDB na Câmara pode ser uma prévia do que serão as coligações para as próximas eleições? Estaremos aguardando.

Expectativa

O ano de 2023 já iniciou, em 2024 terá eleições municipais. O prefeito Jonas Calvi ainda está no PTB, que ficou sem representatividade no estado depois da debandada provocada por declarações do presidente nacional do partido contra o governador Eduardo Leite. Ao que consta o prefeito Jonas deverá também mudar de partido, mas por enquanto está focado no trabalho administrativo e pouco fala no assunto.

Sair da versão mobile