Entrância
A Comarca de Encantado, finalmente, conseguiu a elevação de entrância de inicial para intermediária. A subseção da OAB de Encantado vem buscando esse status há anos e nesta semana teve a confirmação do Tribunal de Justiça a elevação de 15 comarcas do Rio Grande do Sul, entre elas está a de Encantado. As comarcas gaúchas são divididas em entrância inicial, intermediária e final. A Cada um desses níveis é possível a instalação de mais Varas e com o aumento de verbas também ocorre um aumento de servidores que deve gerar uma melhora na prestação jurisdicional.
Processos
Com apenas duas Varas a comarca de Encantado já não dava mais conta do trabalho diante do crescimento populacional e suas demandas. Mesmo com o esforço dos magistrados havia um represamento de processos. Conforme informações do presidente da subseção da OAB de Encantado, Jorge Calvi, são 15 mil processos existentes mais 6 mil que dão entrada todos os meses. Com a possibilidade de uma terceira Vara existe a expectativa de mais celeridade nos julgamentos dos processos.
Traumato
Outra boa notícia da semana foi a habilitação de Encantado como referência em traumato-ortopedia de baixa e média complexidade para 37 municípios da região, fruto de uma parceria entre o Hospital Beneficente Santa Terezinha e Secretaria Estadual de Saúde e contou com o esforço fundamental dos prefeitos da região Alta do Vale do Taquari. Até então as pessoas que necessitavam de cirurgias na especialidade eram conduzidas ao Hospital Pronto Socorro de Canoas. Com este novo arranjo as cirurgias de alta complexidade serão realizadas em Estrela e as de baixa e média aqui no HBST. Um grande avanço com certeza.
Referência
Encantado já é uma referência regional em oftalmologia e agora está habilitado na área de traumatologia e ortopedia. O Hospital Santa Terezinha vem investindo e sua estrutura o que oportuniza mais especialidades. Com a finalização do novo centro cirúrgico e o apoio da UTI e as diversas especialidades médicas Encantado caminha para se consolidar como referência em saúde regional.
Câmara
A sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Encantado foi itinerante. Desta feita aconteceu na comunidade de Lajeadinho. Uma sessão até light, diferente da anterior, teve até troca de elogios. O presidente da comunidade, Gilmar da Rosa, até avaliou o encontro como positivo, porém deixou um recado a todos os vereadores: “Eu nunca vi tanto vereador na nossa comunidade que nem hoje, é a primeira vez que eu vejo, dá uma puxada de orelha também é bom, mas eu gostaria que os vereadores participassem um pouquinho mais na nossa comunidade, não sei se é tão fácil conseguir voto aqui que eles não participam tanto nas festas, talvez porque é fácil ganhar votos daqui”.
Marcha
Nesta semana aconteceu mais um encontro de vereadores em Brasília, foi a XXII Marcha dos Legislativos Municipais. Vereadores do Brasil inteiro participaram. Parece que os vereadores de Roca Sales vão entrar para o livro dos recordes no evento na Capital Federal. Ao lado de outros recordes brasileiros como, por exemplo, a maior cerimônia de casamento coletivo, maior carreata de fuscas do mundo estará os vereadores de Roca Sales que conseguiram a façanha de estar todos os 9 neste encontro. Se de fato tivessem seguido à Brasília marchando, sem gastar o dinheiro público com passagens aéreas e mais diárias, não teria problema algum.
Contraponto
Caso algum desses vereadores que viajaram à Brasília sem a utilização de dinheiro público pode contatar a coluna que darei o devido destaque.
Público
Não tenho nada contra esses encontros de vereadores em Brasília. Sou contra usar dinheiro público para esse fim. Caso o vereador queira participar de marchas, encontros e até mesmo na busca de recursos junto aos seus deputados e senadores, como gostam de justificar, que o façam, porém com seu dinheiro e não com o dinheiro do contribuinte. Aliás, essa praga de diárias e passagens para vereador viajar deveria acabar definitivamente.
Verbas
Os vereadores têm por mania afirmar que diária é um direito do vereador, só esquecem-se de dizer que foram eles que se autoconcederam esse direito. Afirmam que suas viagens à Brasília garantem emendas parlamentares ao município. Pode até ser, mas, definitivamente, não é uma verdade absoluta. Dia desses escrevi que um cidadão encantadense, sem cargo público conseguiu R$ 300 com um deputado federal de sua relação para usar na saúde pública de Encantado.
PDT
Também nessa semana soube que o deputado federal Pompeo de Mattos destinou uma emenda parlamentar para Encantado no valor de R$ 300 mil que será usada no incremento nos serviços de atenção primária à saúde. Escreveu o deputado Pompeo de Mattos ao prefeito Jonas Calvi , quando informou sobre a indicação, que o pedido foi “da nossa executiva municipal do PDT”. A executiva municipal do PDT não precisou ir até Brasília para formalizar o pedido.
Lógica
Diferente do executivo que muitas vezes precisa assinar convênios federais os vereadores não precisam, necessariamente, ir até Brasília para conseguir as tais emendas parlamentares por uma questão muito lógica, Essas emendas tem na sua finalidade auxiliar os pequenos municípios em suas demandas, mas na sua essência é uma troca de favores. O vereador pede, o deputado consegue, mas cobra votos. Sendo assim os deputados vão naturalmente procurar a sua base para oferecer suas emendas porque precisam dos votos para se reeleger.
Dengue
Continuam em alta os casos de dengue em Encantado. Toda a semana fico sabendo de alguém que ficou doente. O combate ao mosquito transmissor da dengue deve continuar sem folgas. Qualquer recipiente, por menor que seja, que possa represar água deve ser limpo, pois ali o mosquito pode depositar seus ovos. Esse mosquito desenvolveu habilidades na sua reprodução que são inacreditáveis. A resistência dos ovos deste mosquito são muito resistentes e podem suportar em um recipiente sem ter entrado em contato com a água entre 300 e 400 dias.
Frase
“Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter”. – Confúcio