Ícone do site FORÇA DO VALE

#PáginaTrês | Essa edição me enche de alegria

É a coroação do trabalho de duas mil semanas, reconhecido pela comunidade. O propósito de satisfazer a busca da informação dos nossos leitores, o investimento de anunciantes exigentes e a confiança e respeito de nossas fontes nos trouxe até aqui. Meu coração está agradecido a cada um de vocês.

Um olhar para o futuro

Os dados demográficos de Encantado e da região apontam para uma tendência de envelhecimento da população e aumento na razão de dependência ao longo dos anos.

O índice de envelhecimento, que mede a proporção de pessoas com 65 anos ou mais em relação à população total, aumentou de 7,1% em 1991 para 14,5% em 2019. Isso significa que a população de Encantado está envelhecendo rapidamente.

Além disso, a razão de dependência, que mede a relação entre a população dependente e a população em idade ativa, também está aumentando. Em 2010, era de 40,4%. Já em 2019, o índice atingiu 46,6%, o que significa que havia quase uma pessoa dependente para cada duas pessoas em idade ativa.

A pirâmide etária também reflete essas tendências. Em 2000, havia uma proporção maior de jovens e adultos em idade ativa, enquanto em 2019, a população de idosos havia aumentado consideravelmente, reduzindo a proporção de jovens e adultos.

Essas tendências têm implicações significativas para o futuro. De acordo com Eduardo H. Basso, professor de Economia da UFRGS, “em termos de mudanças demográficas, a principal preocupação é com a redução da proporção de jovens em relação aos idosos. Isso implica em um aumento das despesas”.

O especialista afirma que é preciso que sejam criadas políticas públicas para estimular a natalidade e a imigração, e para manter as pessoas mais tempo no mercado de trabalho, por meio de programas de capacitação e incentivos fiscais.

Nova classe de pessoas deve surgir até 2050: a dos inúteis

Yuval Noah Harari, escritor de ‘Sapiens, uma breve história da humanidade’ disse recentemente: “A questão mais importante na economia do século 21 pode muito bem ser: o que devemos fazer com todas as pessoas supérfluas, uma vez que temos algoritmos não conscientes altamente inteligentes que podem fazer quase tudo melhor que os humanos?

A maioria das crianças que atualmente aprendem na escola provavelmente será irrelevante quando chegar aos 40 anos.” A grande questão então será como manter esses indivíduos satisfeitos e ocupados. “As pessoas devem se envolver em atividades com algum propósito. Caso contrário, irão enlouquecer. Afinal, o que a classe inútil irá fazer o dia todo?”.

Na computação, algoritmo é uma sequência de instruções ou comandos realizados de maneira sistemática com o objetivo de resolver um problema ou executar uma tarefa

“As pessoas devem se envolver em atividades com algum propósito. Caso contrário, irão enlouquecer. Afinal, o que a classe inútil irá fazer o dia todo?”

 

Sair da versão mobile