Ícone do site FORÇA DO VALE

Três queijos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo

Três queijos brasileiros foram selecionados entre os 100 mais saborosos do mundo! São o canastra (11º lugar), o coalho (39º) e o queijo Minas (93º).

A avaliação criteriosa foi feita pela plataforma internacional Taste Atlas, enciclopédia que cataloga comidas ao redor do globo e elabora listas gastronômicas de acordo com as avaliações da própria audiência.

Na lista dos 10 campões, estão sete italianos, um francês, um polonês e um português.

No topo estão três da Itália: parmigiano reggiano (1º), da região de Parma, burrata (2º), da Apúlia, e grano padano (3º), da Lombardia.

Os brasileiros campões:

Canastra (11º)

Tem o nome da Serra da Canastra, região no sudeste de Minas Gerais onde é feito, e deixou para trás nomes como Mozzarella e Gruyère. É produzido a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesma propriedade onde fica a queijaria.

O queijo cilíndrico é semiduro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e ligeiramente picante.

Tradicionalmente, a Canastra matura por 21 dias, mas alguns produtores deixam maturar ainda mais, até 40 dias, quando seu sabor lembra o do Grana Padano. Antigamente, o queijo era feito para ocasiões especiais, como visitas de reis e capitães.

Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Coalho (39º)

É um queijo de leite de vaca tradicional do nordeste, em que se destaca pela textura firme e elástica, muito consumido como petisco, principalmente nas praias nacionais. Caracteriza-se pela sua textura firme mas elástica e pela sua cor ligeiramente amarelada.

O coalho costuma ser vendido em espetos para assar, pois resiste a altas temperaturas e não derrete com facilidade.

O sabor é salgado e ácido, tornando-o um petisco ideal em inúmeras praias brasileiras, onde costuma ser grelhado e polvilhado com orégano.

Queijo Minas (94º)

Queijo artesanal elaborado com leite cru de vaca, caracterizado por textura macia, esponjosa e com umidade, com sabor suave e levemente salgado dependendo do grau de maturação e da região de produção.

 

Sair da versão mobile