Na última terça-feira (29), a Prefeitura de Muçum deu início a uma campanha para combater o mosquito borrachudo, empregando o larvicida biológico BTI. A ação, realizada em colaboração com a Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária e Emater/RS-ASCAR, contempla três aplicações do produto, com um intervalo de 15 dias entre cada uma, em áreas urbanas e rurais do município.
Cerca de 80 aplicadores estão envolvidos na iniciativa, sendo 70 da zona rural e 10 da área urbana, responsáveis por tratar arroios, córregos e sangas, locais propícios à proliferação das larvas do borrachudo. O larvicida BTI é usado no controle de insetos não afetando a fauna local e o meio ambiente.
A Prefeitura também convoca a população a colaborar, incentivando a limpeza das margens dos cursos d’água e a destinação adequada do lixo, ações que são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito. Com o esforço conjunto entre o poder público e a comunidade, Muçum visa melhorar a qualidade de vida e reduzir os incômodos causados pelo borrachudo.