Ícone do site FORÇA DO VALE

34 anos de emancipação política de Relvado: “Tutti buona gente”

Santo Antônio do Jacaré

No início o lugar não tinha nome. As terras próximas ao Arroio Jacaré, em junho de 1898, foram loteadas e os primeiros imigrantes construíram uma Capela em louvor a Santo Antônio.

As primeiras famílias a chegarem naquela região foram tem origem italiana: Cagliari, Benini, Bergamaschi, Pavan.

Era uma vida dura, duríssima. Comércio só existia em Encantado e Lajeado, distantes mais de 50 quilômetros. A viagem até estes centros comerciais duravam dois dias de ida e dois de voltam.

O “Poção”. | Foto: Redes Socias

O transporte das mercadorias era feito nos lombos das mulas.

Vinte e um anos depois… O povoado já tinha 22 prédios e 122 habitantes e tinha centro telefônico. A energia elétrica chega em 1930 e, aos poucos, a pequena comunidade progredia.

O povoado vira Distrito

Em 1935, a capela foi promovida à Paróquia e o povoado passou a ser denominado Santo Antônio de Gramado. O nome surge por haver, na praça central, uma grande mancha de grama.

Em 1938, o Distrito passa a ter oficialmente o nome de Relvado. Com o crescimento local chegam as novas ideias, entre elas a discussão política de emancipar a cidade.

Em 10 de abril de 1988 acontece o plebiscito e o “sim” ganha vence. Em 9 de maio de 1988, a Lei nº 8.604 cria o Município de Relvado.

Hoje em dia…

A cidade é um conjunto harmônico movido por uma agricultura forte, destacando-se a avicultura, suinocultura e bovinocultura leiteira.

Gruta de Relvado. | Foto: Redes Sociais

Com cerca de 2 mil habitantes, a terra é abençoada pela natureza, repleta de belezas naturais como a de cascatas e grutas.

A longevidade é um dos sinais de qualidade de vida de Relvado que ocupa o terceiro lugar no Brasil em número de pessoas idosas, pela proporcionalidade de sua população.

“Nós da administração de Relvado queremos parabenizar todos os Relvadenses pelos 34 anos de Emancipação política”, exclama o prefeito da cidade, Carlos Luiz Fraporti.

Sair da versão mobile