DestaquesEmpreendedorismo

Lideranças de Arroio do Meio visitam indústrias da Cooperativa

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

No dia 03/01 o prefeito, secretários e vereadores estiverem no Complexo Industrial Lácteo e na queijaria

O poder público municipal de Arroio do Meio, representado por vereadores juntamente com o prefeito, acompanhado por secretários, visitaram o Complexo Industrial Lácteo e, em seguida, a queijaria da Cooperativa Dália Alimentos na tarde do dia 03 de janeiro.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, falou sobre a importância de parceria público-privada e que o atual Prefeito, Danilo Bruxel, participou de toda a implantação do Complexo Lácteo localizado em Palmas quando, no início do projeto em 2007, também estava à frente do poder executivo do município.

Em relação às dificuldades do cenário atual do segmento agroindustrial, afirmou que a Dália seguirá analisando o mercado e adotando medidas concernentes com o momento. “Estamos sempre abertos a parcerias, a fim
de mitigar custos fixos, enquanto esperamos que a economia mundial se fortaleça e retome as condições para que empresas, consumidores e investidores cresçam”.

Em relação ao crescimento agroindustrial, o presidente do conselho de administração lembrou que em maio do ano passado a quantidade de funcionários ultrapassou o número de associados. “Este é um processo natural, onde a larga escala na produção exige mais pessoas envolvidas para suprir a demanda do mercado. Isso faz parte do êxodo rural, mas induz as famílias que produzem leite a aumentarem a quantidade”, pondera.

Parceria de sucesso

O Prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, mencionou a doação dos 30 hectares à Dália, para dar condições à construção da fábrica de leite em pó e posteriormente ao complexo avícola, quando o município de Roca Sales também queria uma unidade da Dália, mas por fim, a parceria se estabeleceu em Arroio do Meio.

“É um orgulho fazermos parte da viabilização de produtos exportados para diversos países. Hoje, já estamos colhendo muitos frutos e agradecemos por esta parceria”. A Dália é uma marca consolidada e era uma questão de tempo para a cooperativa reingressar com a produção de queijo. “Há muitas décadas lembro que a cooperativa produziu queijos, mas hoje retorna e aos poucos vai conquistando o mercado”.

Bem colocados no mercado

O gerente da Divisão Produtos Lácteos, Antonio Maria Salazar Leivas, apresentou os processos de envase de leite durante a visita guiada na unidade em Palmas e, posteriormente, levou os visitantes para conhece rem a indústria de queijo no bairro Aimoré. “É umas das poucas indústrias que tem uma torre de fabricação de leite em pó no estado e isso nos coloca em lugar bem estratégico no mercado”, afirma Salazar.

O Complexo Lácteo foi inaugurado no ano de 2012 e possui capacidade de receber 1,1 milhão de litros de leite diários, sendo que atualmente produz cerca de 550 mil litros leite UHT, 500 mil litros de leite em pó e 50 mil litros de creme de leite UHT por dia.

Em relação à queijaria, a produção iniciou em julho de 2022 e hoje chega a 12 toneladas/dia de queijos.  “Produzimos cinco tipos: colonial, muçarela, provolone, coalho e prato. Estamos bem colocados no mercado, tanto é que batemos nossas expectativas, em se tratando das vendas”, detalha o gerente.

Além de queijos, a unidade no bairro Aimoré continua produzindo nata, que equivale a uma industrialização de 10 toneladas por dia.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!