Sexta, dia 19 de março, é o último dia para se inscrever no processo seletivo para ser um Recenseador do IBGE. Isso porque neste ano ocorre o CENSO 2021, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
- As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 19 de março.
- O trabalho é temporário (previsão de três meses) e a remuneração é por produtividade.
- A taxa de inscrição é de R$ 25,77.
- A idade mínima é 18 anos.
- Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp 98310.7379
Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Para concorrer a uma das mais de 181 mil vagas, distribuídas por 5.297 municípios, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo. No ato da inscrição, ele poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77.
Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, disponível no site do Censo 2021, que calcula, quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas entrevistadas.
Para estimar a remuneração, basta acessar o simulador, informar o município e quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho.
A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Em Encantado, são 22 vagas.
Calculamos um exemplo para um recenseador de Encantado que escolha trabalhar 25 horas por semana:
O simulador que estima a remuneração do candidato a recenseador do Censo 2021 utiliza como base de cálculo as características de cada município, os tempos médios de duração das entrevistas e deslocamento durante o trabalho de coleta.