Recentemente a Cooperativa Dália Alimentos acessou uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criada especialmente para atender as cooperativas que a reivindicaram ao governo federal para fazer frente à situação criada pela grave crise vivida pelo segmento produtivo da proteína animal. Essa linha foi disponibilizada para substituir os empréstimos bancários das empresas, de curto para longo prazo e necessita a participação de bancos repassadores. A Dália foi a primeira a obter a liberação em nível nacional, devido à participação do Sicredi Região dos Vales como banco repassador.
Graças à cooperação entre a Dália Alimentos e o Sicredi Região dos Vales, vem sendo possível realizar importantes parcerias para o desenvolvimento das atividades dos associados de ambas as cooperativas, o que também impacta no crescimento econômico da região. A operação de crédito realizada entre Sicredi Região dos Vales e Dália Alimentos foi de R$ 20 milhões destinados a atender demandas de capital de giro, cabendo, agora, a buscar de outros bancos para repasse do restante do valor que pode ser contratado.
“Braço econômico do agronegócio”
“O novo programa do BNDES tem a intenção de atender as cooperativas em função da estiagem e da crise da proteína animal e, por ironia do destino, estamos assinando o contrato em um momento pós catástrofe das cheias resultantes do ciclone extratropical. É a primeira operação com essas condições e mostra mais uma vez a importância que o Sicredi tem no cenário como protagonista e pioneiro nas operações, confirmando sua atuação junto ao agronegócio. O Sicredi está de parabéns pela visão e pelo pragmatismo que tem em fazer essas operações. Isso, com certeza, sempre fez a diferença e mostra que o Sicredi é realmente o braço econômico do agronegócio do estado, do Brasil e principalmente para a Dália”, destaca o Presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini.
Compromisso com os associados
Para o Presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, este é um importante ato de intercooperação. “Somos parceiros da Dália Alimentos desde a fundação do Sicredi Região dos Vales, cooperando para o desenvolvimento da região e participando ativamente de projetos da Cooperativa, reforçando nossa forma de atuação e o compromisso com os associados e com a nossa região. Estamos felizes por ter facilitado o acesso a este importante recurso”.
Repasse direto
Já o Presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas afirma que esta operação é importante, principalmente após o período que houve perdas de safras ocasionada pela estiagem. “Além da estiagem, enfrentamos uma extensa e acentuada crise do segmento da proteína animal e uma inundação causada por ciclone extratropical que destruiu parte do parque industrial. Na verdade, essa linha de financiamento de R$ 20 milhões resultou de um pedido discutido pelas cooperativas gaúchas com o governo federal, devido aos efeitos causados por questões climáticas e pela crise do segmento produtivo em que atuamos. O propósito tinha como base o alongamento dos compromissos de curto para longo prazo, em condições de repasse direto do BNDES e taxas de juros compatíveis com a atividade. Parte da proposta foi contemplada, à exceção das taxas de juros, mais altas do que as esperadas, e à necessidade de um banco para repasse dos valores. Essa linha representa um expediente positivo para as cooperativas e o Sicredi Região dos Vales, grande parceiro da Dália Alimentos, foi o primeiro banco a atuar no repasse de parte do valor, cabendo-nos, agora, a busca de outras instituições financeiras para complemento do valor. Esse fato demonstra a confiança do Sicredi em relação à Dália Alimentos, o que certamente estimulará outros bancos a aderirem ao programa disponibilizado pelo BNDES. De fato, o Sicredi é uma cooperativa com excelente gestão, não só pelos resultados que vem apresentando, mas principalmente pela qualificação de seus profissionais, consolidando-se como uma instituição financeira sólida, inovadora e empreendedora, obtendo, com isso, a confiança da economia regional”,ressalta o Presidente Executivo da Dália Alimentos.
Agilidade
Por fim, o Diretor Executivo do Sicredi Região dos Vales, Roberto Scorsatto, destaca a importante parceria do Sicredi com a Dália e o BNDES, que resultou em agilidade na liberação dos recursos, contribuindo para o enfrentamento deste momento desafiador do setor e para o fortalecimento da economia da nossa região.