A Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu por meio da Portaria nº 2050, de 28 de julho, publicada no Diário Oficial da União, a Situação de Emergência do Município de Encantado, em decorrência dos danos causados pelas cheias do Rio Taquari.
Portaria nº 2050, de 28 de julho, publicada no Diário Oficial da União
A inundação ocorrida neste mês teve a maior cota registrada desde o ano de 1940, chegando a 20,27m, no dia 8 de julho, com o transbordo do Rio Taquari, além do desmoronamento em trechos de estradas e em locais próximos a residências.
VALE DO TAQUARI
Encantado, Lajeado, Colinas e Arroio do Meio já receberam a homologação federal da situação de emergência. Outros municípios afetados pelas cheias como Muçum, Roca Sales e Estrela ainda aguardam a homologação.
SAQUE DO FGTS
A partir desta quarta-feira, 29, o município está habilitado a pedir projetos de auxílio às enchentes e todos aqueles que foram atingidos pela área comprovada poderão pedir o saque do fundo de garantia na Caixa Econômica Federal. A liberação do fundo de garantia está garantido, entretanto a população deve aguardar os trâmites legais.
APOIO FEDERAL
O reconhecimento federal para situação de emergência permite às prefeituras acesso a recursos da União para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.
O prefeito Adroaldo Conzatti esteve recentemente em Brasília, ao lado de outros prefeitos da região integrantes da Associação dos Municípios do vale do Taquari (AMVAT). Na foto, uma audiência com a Defesa Civil Nacional onde os prefeitos receberam maiores informações sobre auxílios.
Publicidade