Ícone do site FORÇA DO VALE

Lajeado deve instalar sistema de sirenes de alerta para eventos climáticos

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Lajeado reuniu-se, nesta quinta-feira (9) para discutir a possibilidade de instalar um sistema de alarme para eventos diversos, inclusive climáticos, no município. O encontro, que contou com as presenças do secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, Coordenador Municipal da Defesa Civil, Marcelo Maya, agente Régis Martins, e dos representantes da empresa S&S Energia e Serviços, de Roca Sales, Cleber dos Santos e Cleisson Fernando dos Santos, ocorreu na sede da Defesa Civil da Lajeado, no Parque do Imigrante.

A reunião teve como tema central a apresentação de um novo sistema de sirenes de alerta para eventos diversos. De acordo com a Defesa Civil, a medida visa melhorar a segurança e a comunicação em situações de emergência. É o que esclarece o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maia. “Esta empresa foi a responsável pelo desenvolvimento e instalação do sistema de alerta para eventos climáticos em Roca Sales. A ideia é justamente desenvolver um sistema semelhante em Lajeado. O mecanismo consiste no alarme com sirene, seguido de um áudio gravado, para alertar sobre eventos, como inundação, deslizamento, ou qualquer outro que ocorrer”, explica Maia.

Durante a reunião, foram detalhadas as especificações técnicas do equipamento, que visa proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz em situações de risco.

Na sequência, o grupo realizou visita técnica ao Ginásio Nelson Francisco Brancher o “Claudião”, onde em breve, será instalado um dispositivo de teste para a simulação do sistema. “Nossa ideia é colocar a sirene lá (no Claudião) no início de fevereiro. Posteriormente, vamos decidir os pontos mais importantes para colocar a sirene. Procuramos este sistema em diversos locais, até fora do estado, como no Rio de Janeiro, e a solução foi caseira. Aqui em Roca Sales estava a cereja do bolo. Isso também é importante para fomentar a economia local”, frisa o secretário de Segurança Pública Paulo Roberto Locatelli. O orçamento para instalação do sistema não foi divulgado.

Sair da versão mobile