O Grêmio tem uma definição de momento. A única tentativa de contratação será a do atacante Michael, pedido explícito do técnico Renato Portaluppi, para posição que ainda é considerada carente no elenco. A zaga deverá seguir com Pedro Geromel, Kannemann, Bruno Alves, Bruno Uvini, Gustavo Martins e Natã, mesmo que no momento três deles estejam no departamento médico.
O diagnóstico gremista é que as circunstâncias de momento, cartões e lesões, não podem forçar o clube a buscar por reposição, já que os jogadores devem ficar à disposição ainda na fase classificatória do Gauchão. Aliás, especulações sobre nomes têm incomodado a direção, que rechaça esta possibilidade.
Capitão e principal liderança do elenco, Geromel passou por uma artroscopia no joelho esquerdo, em janeiro, em virtude de uma lesão no menisco e tem retorno aos treinamentos aguardado para o começo de março.
Suspenso da próxima rodada do Gauchão, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Kannemann demonstra estar recuperado da cirurgia no quadril que o fez perder quase toda a temporada passada e inclusive vem sendo o capitão da equipe enquanto seu parceiro de zaga não volta à ativa.
Bruno Alves, que chegou para a disputa da Série B, se firmou no elenco e hoje é a primeira opção defensiva. Em 2022 participou de 48 dos 55 jogos disputados pelo Tricolor. Na atual temporada já esteve em campo em seis das oito partidas disputadas.
Aposta no mercado de transferências, Bruno Uvini vem agradando pela postura demonstrada, dedicação nos treinamentos e até mesmo pelos poucos minutos em que conseguiu atuar. Ele foi titular na partida diante do São José e começou o confronto com o Aimoré, inclusive marcando um gol até sofrer lesão muscular na coxa esquerda, o que deve deixá-lo afastado até a primeira semana de março.
Os jovens Gustavo Martins e Natã disputam um lugar na hierarquia e são considerados boas opções. Gustavo ficou no banco de reservas em todos os jogos do ano e atuou ao lado de Uvini diante do São José e o substituiu no momento em que ele se lesionou diante do Aimoré. Já Natã se recupera de uma entorse no tornozelo direito, sofrida na pré-temporada, e ainda não ficou à disposição de Renato na temporada. A previsão é que ele volte nos próximos dias.
Questionado sobre perder muitos zagueiros ao mesmo tempo poderia fazer o clube buscar por reforços, o treinador gremista disse ter peças para serem utilizadas, caso necessário.
— Por isso é bom termos um grupo grande. Temos jogadores que sabem jogar ali se precisar numa eventualidade — disse Renato, após a vitória por 3 a 0 sobre o Aimoré, quando perdeu Bruno Uvini lesionado.
Para a partida diante do São Luiz, no sábado (18), Bruno Alves e Gustavo Martins devem compor a zaga gremista.