Depois de liberar Thiago Santos e Thaciano, respectivamente, para Fluminense e Bahia, o Grêmio avalia internamente a possibilidade de tentar a contratação de um volante. Atualmente, o elenco conta com seis jogadores que desempenham a função. O tema é analisado e poderá apresentar novidades após a disputa do Gauchão.
Renato Portaluppi conta com Bitello, Darlan, Carballo, Villasanti, Lucas Silva e Pepê para o setor. Porém, Bitello tem atuado mais adiantado e recebido elogios do treinador. Logo, apenas em situações específicas ele deverá retornar ao posicionamento original.
Nos treinos, Ronald tem sido observado. Inclusive, o garoto foi relacionado para a final diante do Caxias. O jovem deverá receber chances no decorrer da temporada, mas deve seguir na seleção brasileira sub-20, desfalcando o Tricolor em duelos nos próximos meses.
Desta forma, a direção prospecta o mercado na busca por reforços não apenas para o meio-campo, mas outras posições. Nathan, meia de origem, chegou a ser improvisado no Fluminense como volante.
Caso o acerto entre as partes seja confirmado, ele poderia ser mais uma alternativa para Renato, que deseja contar com um atleta com características mais defensivas, já que considerava Thiago Santos um típico primeiro meio-campista, o único do grupo de atletas com este atributo.