Ícone do site FORÇA DO VALE

Grêmio vence São Paulo por 2 a 1, afasta risco de rebaixamento e garante permanência na Série A

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Em confronto válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio superou em casa o São Paulo por 2 a 1 na tarde deste domingo (1º). O resultado colocou o Tricolor gaúcho na 11ª posição da tabela (44 pontos) e, com os resultados paralelos do fim de semana, afastou definitivamente o risco de rebaixamento para a Série B. O time encara o Vitória em Salvador (BA) nesta quarta-feira (4) e o Corinthians na Arena no próximo domingo (8).

Quase 40 mil torcedores presenciaram no estádio da Zona Norte o placar ser inaugurado por Cristaldo aos 35 minutos e ampliado com um gol contra do são-paulino Ruan aos 45. Luiz Gustavo diminuiu para os visitantes aos 18 minutos da etapa final. Após o apito derradeiro, o sentimento era de alívio para a equipe liderada por Renato Portaluppi.

O alívio gremista na luta contra o descenso contou com a colaboração de dois resultados paralelos: a derrota do Criciúma para o Corinthians (4 a 2) no sábado e o empate entre Bragantino e Cruzeiro (1 a 1) no domingo.

Atlético Goianiense (27 pontos) e Cuiabá (30) já foram matematicamente rebaixados, enquanto Criciúma e Bragantino (ambos com 38) ainda podem evitar o Z4. No entanto, nenhuma dessas equipes tem chance de ultrapassar o Grêmio – mesmo que o time gaúcho perca seus dois jogos restantes e os concorrentes vençam, os três somariam 46 pontos, mas o Grêmio se sairia melhor no critério de vitórias, utilizado como desempate.

Resumo da partida

O Grêmio dominou amplamente o primeiro tempo em Porto Alegre. O Tricolor, diante de 39 mil torcedores, mostrou uma superioridade que há tempos não era vista e marcou dois gols antes do intervalo. Explorando a improvisação de Rafinha na lateral esquerda, a equipe criou as melhores chances.

Aravena teve três oportunidades claras de marcar, mas errou as finalizações, irritando Renato Portaluppi à beira do campo. Apesar do volume ofensivo, o placar só foi aberto aos 36 minutos. Após uma boa jogada coletiva, Soteldo acionou João Pedro, que cruzou para Cristaldo balançar as redes: 1 a 0.

O São Paulo pouco ameaçou, limitando-se a uma cabeçada de Alan Franco por cima do gol e um chute fraco de Luciano. Nos acréscimos, Villasanti avançou até a linha de fundo, cruzou rasteiro, e Braithwaite desviou; a bola bateu em Ruan, ex-Grêmio, antes de entrar, caracterizando o gol contra. Luciano ainda teve uma chance no fim da etapa inicial, mas, cara a cara com Marchesín, chutou para fora.

Na segunda etapa, o São Paulo voltou mais agressivo, controlando a posse e ditando o ritmo. Aos 18 minutos, Luiz Gustavo diminuiu em grande estilo. Após a zaga gremista afastar um escanteio, o volante acertou um belo chute de primeira da entrada da área, diminuindo o placar.

Logo depois, os jogadores do São Paulo reclamaram de um pênalti em Luiz Gustavo, que teria sido puxado pela camisa dentro da área, mas a arbitragem mandou seguir. Aos 28, Wellington Rato apareceu pela direita e chutou na rede pelo lado de fora.

Somente aos 32 minutos o Grêmio criou sua primeira boa chance na etapa final. Pepê encontrou Soteldo, que finalizou para defesa de Rafael no canto. No escanteio subsequente, Braithwaite tentou um voleio, mas a bola subiu demais. O Grêmio conseguiu segurar o resultado até o final e afastar de vez o fantasma do rebaixamento.

Sair da versão mobile