Ícone do site FORÇA DO VALE

Perto da vaga às oitavas, Inter iguala maiores séries invictas pela Libertadores

Jogadores do Inter posam para foto antes do jogo contra o Nacional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

O Inter deixou escapar no final da partida a classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores, mas o empate em 1 a 1 com o Nacional na noite de quarta-feira deixou o time com boas chances de confirmar a vaga na última rodada e também significou uma marca histórica para o clube. O Colorado igualou as maiores sequências invictas em jogos pelo torneio continental.

Com o empate no Parque Central, o Inter chegou ao nono jogo sem derrotas em partidas pela Libertadores. A marca é a mesma alcançada pelo clube em outras duas ocasiões, entre as edições de 1993 e 2006 e também em 2007 e 2010 – 2006 e 2010 foram anos que levaram aos títulos.

Em 1993, os gaúchos iniciaram a série com um empate em 0 a 0 com o Nacional, de Medellín, na despedida da fase de grupos. Só voltariam à Libertadores 13 anos depois e ficaram mais oito jogos sem perder, com cinco vitórias e três empates. Perderam o jogo de ida das quartas de final por 2 a 1 para a LDU, mas venceram por 2 a 0 no Beira-Rio e caminharam rumo ao primeiro título.

Em 2007, o Inter não conseguiu defender o título e voltou a cair na fase de grupos. No entanto, após levar 3 a 0 do Vélez Sarsfield fora de casa, não perdeu nos últimos três jogos: empate em 0 a 0 com Vélez no Beira-Rio e vitórias por 2 a 1 sobre o Emelec no Equador e 1 a 0 no Nacional em Porto Alegre.

Três anos depois, no retorno ao torneio, o Colorado iniciou a campanha do bicampeonato sem perder na fase de grupos. Ganhou as três em casa e empatou as três fora. A primeira derrota veio no duelo de ida das oitavas de final, por 3 a 1 para o Banfield, da Argentina.

Em 2021,o Colorado levou 2 a 1 do Táchira na quarta rodada da fase de grupos. Começou então a sequência invicta que perdura até hoje. Abriu com vitória por 1 a 0 sobre o Olimpia e empatou em 0 a 0 com o Always Ready, placar que se repetiria nos dois jogos das oitavas contra os paraguaios, que avançaram nos pênaltis.

A série se completa com os cinco compromissos desta edição, com duas vitórias e três empates. Caso vença o Independiente Medellín na última rodada, o time de Mano Menezes igualará a campanha alcançada na primeira fase em 2010. Ou seja, o Inter tem motivos para acreditar que o Tri é possível.

O último jogo do Inter na da fase de grupos da Libertadores será no dia 28 de junho, contra o Independiente Medellín, no Beira-Rio. Antes, o time Mano volta a concentrar forças no Brasileirão. No domingo, encara o Vasco, às 16h, no Beira-Rio.

Sair da versão mobile