Último reforço anunciado pelo Grêmio, Vina chega à Arena como mais uma opção ofensiva para o técnico Renato Portaluppi. O jogador, que atuou no Ceará nas últimas três temporadas, deve ser uma alternativa na função que atualmente tem sido de Cristaldo na equipe. O próprio Renato confirmou após a vitória sobre o Avenida, neste domingo (12), que enxerga Vina como um jogador para atuar pela faixa central do campo, como o homem mais próximo do centroavante Luis Suárez.
O Vina joga como segundo, ele encosta bastante no atacante, no caso o Luis (Suárez). É um jogador que gosta de atuar por trás dos volantes do adversário. É um atleta interessante e que sabe fazer gols, que chuta. É mais um jogador que chega para ajudar. Ninguém chega com cláusula para ser titular. As oportunidades estão aí e vão ser dadas para ele. O Vina ajudou bastante o Ceará nos últimos anos e tenho certeza de que irá nos ajudar também. É importante ter peças de reposição. Quando se inicia com A, B ou C é importante ter peças no banco que podem entrar e modificar o panorama do jogo. Ele pode ajudar independentemente de onde jogar, mas a posição é segundo atacante — avaliou o treinador.
O termo segundo atacante usado por Renato Portaluppi não necessariamente significa uma mudança no atual esquema 4-2-3-1. A função que Vina fez nos seus melhores momentos no Ceará foi exatamente desse homem por trás do centroavante. Ou seja, com a bola ele poderá atuar na faixa de campo onde tem jogado Cristaldo e que também Bitello já foi escalado no Gauchão.
Mapa de calor de Vina no Brasileirão mostra maior presença na zona na entrada da área:
O repórter Lucas Mota, do jornal O Povo, de Fortaleza, ressalta que Vina teve dificuldade quando atuou em outras funções no Ceará.
— O Vina jogou pouco pelo lado, mas não rendeu. Também não rendeu quando foi usado como falso 9. Onde ele rendeu mesmo foi como o meia armador e também como esse meia que joga mais na aproximação do 9, essa posição que o Renato falou. Nessa função, quase como um segundo atacante, como o cara que pisa bastante na área, foi onde ele mais rendeu no Ceará. Depois da saída do Guto Ferreira houve muita dificuldade no posicionamento do Vina, o time também não encaixou mais e ele caiu de rendimento — analisa Mota.
A melhor temporada de Vina no Ceará foi em 2020, quando ele marcou 23 gols e deu 19 assistências em 59 jogos. Em 2021, ele anotou 11 gols e deu seis assistências em 52 jogos. No ano passado foram 12 gols marcados e cinco assistências em 55 partidas.