Um público de mais de 150 pessoas de diversas comunidades de Muçum prestigiou na tarde de terça-feira (08/03), o evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A atividade, realizada no Salão Paroquial local, oportunizou a troca de experiências, a reflexão e o lazer das envolvidas. Na ocasião, além de palestra com o tema “Autocuidado e bem-estar em tempos desafiadores”, ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Rafaela Czermaneski, houve lançamento do concurso Meu Jardim Mais Bonito, apresentação do coral local e oportunidade para compartilhamento de sementes, mudas e ramas de plantas diversas.
A abertura do encontro também possibilitou ao supervisor da Emater/RS-Ascar Cezar Burille apresentar à comunidade a extensionista social Tatiane Turatti, que atuará no município. Em sua manifestação, Tatiane destacou a felicidade do reencontro, após mais de dois anos de pandemia. “Que possamos caminhar juntas na busca pelo acesso às políticas públicas que possam fortalecer cada dia mais as questões de gênero”, salientou. A fala do prefeito Mateus Trojan foi ao encontro da de Tatiane, ao lembrar que este é um dia de “celebrar as conquistas, mas também de refletir sobre o papel da mulher na sociedade”.
Contribuindo para o debate, a extensionista Rafaela Czermaneski analisou o contexto de pandemia de covid-19 e como a alteração de rotina fez aflorar sentimentos como a ansiedade e o medo, além de outras emoções que geram desconforto. Para Rafaela, que é formada em Psicologia e é especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, focar em ações que podemos controlar, pode auxiliar no reforço as atitudes mentais positivas. “Não se trata de encarar tudo com uma positividade que pode até soar eventualmente tóxica e sim agir no sentido de reconhecer e enfrentar o problema”, analisa.
Para a especialista, a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e equilibrada, o sono de qualidade e a prática da espiritualidade, do lazer e do cultivo às relações podem ajudar o sistema imunológico e a lidar com a ansiedade. Sobre a espiritualidade, Rafaela reforçou que esta não necessariamente tem a ver com religião e sim com a conduta das pessoas. “Exercitar o amor, a solidariedade, o perdão, a esperança traz serenidade, nos ensina a respeitar os outros, a ter empatia, a aceitar as diferenças”, observou. “E melhor ainda se fizermos isso sem esperar nada em troca”, completou.
A tarde de atividades foi concluída com a troca de sementes e de mudas de variedades diversas, como ora pro nobis, suculenta, amarílis, onze horas, dinheiro em penca e marcela, além de variedades de milho, feijão, vagem e outras. Já o concurso Meu Jardim Mais Bonito tem inscrições abertas até o dia 8 de abril e visa a valorizar o trabalho dos munícipes em torno do jardim, fomentar o turismo e despertar para a consciência ecológica. Criatividade, organização de espaços e outros cuidados serão avaliados, com premiação sendo concedida para os mais bem avaliados.
Eventos Dia da Mulher
Além de Muçum, outros municípios do Vale do Taquari como Arvorezinha, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Fazenda Vilanova, Nova Bréscia, Poço das Antas, Progresso, Relvado e Roca Sales também estão programando atividades alusivas à data. As ações são organizadas com o apoio da Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), além de prefeituras, câmaras de vereadores, clubes de mães e outras entidades.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado – Jornalista Tiago Bald – tbald@emater.tche.br (51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br