O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará as operações de embarque e desembarque no terminal de passageiros a partir de segunda-feira, 15 de julho. Desde 27 de maio, essas operações estavam sendo realizadas temporariamente em um shopping de Canoas (RS), devido ao alagamento causado pelos temporais de abril e maio. A mudança teve como objetivo agilizar os procedimentos para um maior volume de passageiros de voos comerciais, enquanto as operações de chegada e partida das aeronaves continuarão na Base Aérea de Canoas, cerca de 10 km de distância do Salgado Filho.
A partir de 15 de julho, o terminal de passageiros do Salgado Filho funcionará diariamente das 6h às 21h, utilizando temporariamente áreas não afetadas pelas enchentes para embarque e desembarque. Os passageiros devem chegar ao aeroporto com três horas de antecedência, com o encerramento do embarque 1h30 antes da decolagem. Após esse período, não será permitido o ingresso na sala de embarque.
A estrutura foi adaptada para uso internacional, incluindo o check-in, despacho de bagagens e emissão de cartão de embarque no piso 2. A entrada será pela rampa externa para as portas 5 e 6, com o despacho de bagagens na área do check-in internacional. Os passageiros serão direcionados ao piso 3 para a inspeção de segurança e embarque em ônibus para a Base Aérea de Canoas.
Os passageiros desembarcados em Canoas serão transportados de ônibus até o Aeroporto de Porto Alegre. Serviços de alimentação adaptados estarão disponíveis na praça de alimentação e sala de embarque, com estacionamento especial e balcão de atendimento para serviços turísticos e locadoras de veículos na estação de ônibus do aeroporto.
As operações de pouso e decolagem no Salgado Filho permanecem suspensas por tempo indeterminado, aguardando análise das condições da pista. A expectativa é que o aeroporto volte à operação completa na segunda quinzena de dezembro, conforme previsão do governo estadual.