O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão firmando parcerias para financiar iniciativas de combate à criminalidade no Brasil. Uma das ações em andamento é o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), que já recebeu R$ 318 milhões. Novos projetos estão em negociação, incluindo o uso de fundos de financiamento.
Nesta sexta-feira (16), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, detalharam as parcerias. Mercadante enfatizou a importância do BNDES em apoiar a segurança pública, relacionando-a à eficiência econômica e à necessidade de novas fontes de recursos além do orçamento público. Lewandowski destacou o papel do banco em projetos como o Amas, que abrange os nove estados da Amazônia Legal e envolve ações contra crimes como o desmatamento e o tráfico de drogas.
Além disso, o BNDES está avaliando a criação de fundos de investimento para apoiar a segurança pública e reestruturação do sistema prisional. Mercadante também mencionou a recente aprovação do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (Fiis) pelo Congresso, que poderá financiar iniciativas em saúde, educação e segurança. A instituição prepara ainda um fundo específico para segurança pública, com arrecadação voluntária.
Durante a cerimônia de entrega da medalha da Ordem do Mérito do MJSP ao jornalista Janio de Freitas, Lewandowski e Mercadante elogiaram o papel de Freitas na defesa dos valores democráticos. Freitas, representado por sua neta, foi homenageado por sua longa carreira jornalística e sua contribuição ao jornalismo investigativo.