O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação de um grupo para monitorar os possíveis impactos do ataque do Irã a Israel no mercado nacional de petróleo. Silveira coordenou uma reunião para avaliar a crise internacional e acompanhar a variação de preços do barril de petróleo. Ele expressou esperança de que a tensão no Oriente Médio não se agrave, mas afirmou que o Brasil está se preparando para um cenário mais crítico.
Durante o dia, o MME estará em contato com a Petrobras e outros membros da cadeia de suprimentos de petróleo no Brasil para se preparar para um possível aumento do conflito internacional. Silveira declarou isso em uma coletiva de imprensa na Casa do G20, em Brasília, durante a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, coordenado pelo Brasil.
Ele destacou a importância de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, promovendo o uso de fontes renováveis de energia, como hidrelétricas, eólicas, solares, biodiesel e etanol. Silveira defendeu uma transição energética justa e inclusiva, afirmando que os países mais desenvolvidos devem contribuir financeiramente para os países em desenvolvimento nesse processo.