Ícone do site FORÇA DO VALE

Comissão do Pix de Roca Sales define distribuição de recursos para as vítimas da enchente de setembro

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (20), os membros da Comissão do Pix, Cleber dos Santos e Guilherme Redecker, participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Roca Sales, com o objetivo de apresentar um relatório detalhado das reuniões realizadas após a enchente ocorrida no mês de setembro. O foco principal foi deliberar sobre a destinação dos recursos do Pix que se encontram depositados nas contas da prefeitura.

O ponto central da discussão foi direcionar os valores depositados em contas públicas, provenientes de doações via PIX, para auxiliar as pessoas afetadas pela recente cheia do Rio Taquari. Após avaliação, a comissão concluiu que a melhor alternativa seria a distribuição dos recursos para as famílias atingidas.

Dessa forma, a comissão estabeleceu critérios para a distribuição dos valores. Serão contempladas pessoas físicas cujas residências foram diretamente afetadas pela inundação de 4 de setembro de 2023. Cada grupo familiar terá direito a um único beneficiário, independentemente de renda, garantindo uma distribuição equitativa dos recursos. Mesmo em casos de residências alugadas, o montante será direcionado ao inquilino ou locatário.

O montante atualizado até a segunda-feira é de R$ 688 mil, com uma estimativa de que até 1.500 famílias possam ser beneficiadas. O valor a ser repassado a cada uma delas será de R$ 450,00, por meio de depósito bancário, visando atender o maior número possível de afetados.

Contudo, o repasse desses recursos está condicionado à aprovação de um projeto de Lei que será encaminhado pelo Executivo ao Legislativo durante a próxima sessão, agendada para o dia 27 de novembro. Para agilizar o processo, todas as famílias atingidas devem nomear um representante para fornecer informações cadastrais completas, incluindo nome, CPF, telefone, endereço completo e dados bancários para a transferência do valor.

A efetiva distribuição dos pagamentos será realizada pela prefeitura após a aprovação do projeto de Lei pela Câmara de Vereadores e validação dos dados cadastrais das famílias. Os valores serão transferidos semanalmente, de acordo com a validação dos dados da semana anterior, assegurando uma assistência aos afetados pela enchente.

Sair da versão mobile