Na manhã deste sábado (22), a comunidade da Fazenda Lohmann, localizada em Roca Sales, organizou uma manifestação na rodovia que faz divisa com Colinas, cobrando o asfaltamento de um trecho de aproximadamente 6 km.
Os moradores, munidos de cartazes, realizaram um protesto pacífico que, em alguns momentos, interrompeu o trânsito nos dois sentidos da via.
A manifestação teve início por volta das 8h e está programada para continuar até o meio-dia deste sábado.
Em junho de 2018, foi firmado um convênio de R$ 3,5 milhões entre a prefeitura de Roca Sales e o governo do estado para asfaltar a ERS-129. Atualmente, o custo da obra está estimado em R$ 10 milhões.
O trecho coberto de lama e repleto de crateras devido às chuvas dos últimos dias, tornou-se um ponto crítico para os habitantes da região. Entretanto, os problemas enfrentados pelos moradores não são recentes.
A comunidade sofre há tempos com o barro, a poeira e os buracos na estrada, dificuldades que foram agravadas pela enchente ocorrida em maio.
Desde então, a rota passou a ser utilizada como desvio para conectar a região baixa à região alta do Vale do Taquari, depois que a ponte na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, foi destruída pela força das águas na enchente.
Durante o protesto, o policiamento está sendo realizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar.