Davi Ramon Martini Nunes, de apenas sete anos, faleceu vítima de meningite causada pela bactéria pneumococo em Santa Clara do Sul. Sua mãe, Kelly Martini, é servidora pública no município. Este foi o primeiro caso fatal por essa doença registrada na região desde 2018, segundo informações da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.
O médico pediatra responsável pelo atendimento de Davi, Dr. João Paulo Weiand, esclareceu que é desafiador determinar o período de contágio, dada a complexidade de variáveis envolvidas. Ele ressaltou que a probabilidade de transmissão do pneumococo em ambientes escolares é bastante baixa.
De acordo com o médico, o pneumococo, bactéria responsável pela meningite de Davi, é identificado como o principal agente causador de meningite bacteriana em crianças. Weiand alerta para a gravidade da doença, destacando seu tratamento difícil e o alto risco de complicações fatais. Existem mais de 100 tipos de pneumococos, alguns mais prevalentes e propensos a causar doenças graves, como pneumonia, otites e outras enfermidades invasivas.
Vacinação
Os casos de meningite bacteriana apresentaram uma significativa redução nos anos de 2020 e 2021 no Rio Grande do Sul, atribuída às restrições da pandemia de covid-19, como o uso de máscaras e cuidados intensificados com a higiene. A vacinação contra a meningite está disponível para crianças a partir de dois meses, com reforço aos doze meses. Entretanto, dados preliminares de 2021 indicam uma queda no índice de vacinação no estado, de 95,57% em 2015 para 77,48%.
Diagnóstico e Tratamento: Cuidados Essenciais
O diagnóstico da meningite é realizado por meio de uma punção lombar para análise do líquido que circula nas meninges. O tratamento envolve o uso de antibióticos potentes e medidas de suporte, geralmente em ambientes hospitalares e, frequentemente, em unidades de terapia intensiva.
O Dr. Weiand enfatiza a importância de manter as vacinas em dia e buscar atendimento médico imediato ao observar sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa e vômitos em crianças.
O que é meningite?
- Definição: Inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas como meninges.
- Causas: Pode ser desencadeada por infecções virais, bacterianas, fúngicas ou parasitárias.
- Transmissão: Ocorre por contato direto entre pessoas, através de secreções respiratórias. Crianças são mais vulneráveis.
- Sintomas de Alerta: Febre, dor de cabeça, irritabilidade, falta de apetite, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele, confusão mental, cansaço, sonolência e convulsões.
- Prevenção: Diagnóstico precoce, vacinação de pessoas em contato próximo com enfermos e grupos de risco.