Ícone do site FORÇA DO VALE

Em Brasília, prefeitos do Vale do Taquari pedem por reconstrução, atendimentos, liberação do FGTS e linhas de crédito 

Com duração de mais de cinco horas, uma comitiva formada por prefeitos do Vale do Taquari, além de outras autoridades regionais, representando cidades atingidas pela enchente catastrófica do início de setembro, participaram de uma audiência pública em Brasília nesta terça-feira (17) no plenário 5 da Câmara dos Deputados, conduzida pelo Deputado Federal Marcel van Hattem (NOVO-RS). A reportagem da Rádio Independente acompanhou o momento.

Dentre os pedidos feitos ao longo da audiência estão a ajuda para a reconstrução de casas, atendimento das pessoas fora do cadastro único, liberação do FGTS, e de linhas de crédito, atenção para as 14 maiores empresas da região e flexibilização dos compromissos trabalhistas. Na área legislativa, será criada uma Comissão Externa para seguir acompanhando a situação e a liberação de recursos da bancada gaúcha, via emendas parlamentares, para ajudar na reconstrução, além de um trabalho a ser desenvolvido com foco em projetos de lei sobre prevenção de desastres.

A audiência conjunta reuniu comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Indústria, Comércio e Serviços; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Os prefeitos tiveram espaço de fala, assim como ministros e deputados.

Estiveram presentes os prefeitos de Encantado (Jonas Calvi); Muçum (Mateus Trojan); Lajeado (Marcelo Caumo); Roca Sales (Amilton Fontana); Arroio do Meio (Danilo Bruxel); Cruzeiro do Sul (João Dullius), Teutônia (Celso Forneck), e os presidentes das associações da região, prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider e o prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat), Tiago Michelon.

Participaram da audiência os ministros Paulo Pimenta, que é ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social e Valdez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional. Além disso, representantes das Câmaras de Indústria e Comércio de algumas cidades, como autoridades estaduais e federais da Defesa Civil, entre elas, o Coordenador da Defesa Civil do Estado do RS, Coronel Luciano Chaves Boeira, que também se fizeram presentes no plenário cinco da Câmara dos Deputados

Foto: Federasul/Acie

Sair da versão mobile