Considerado o foguete mais poderoso do mundo, o Starship, construído pela SpaceX, do bilionário Elon Musk, explodiu nesta quinta-feira (20), minutos depois de decolar da plataforma de lançamento no Texas, nos Estados Unidos. A nave não conseguiu atingir a órbita.
Nesse voo de teste, o Starship estava sem tripulação. A empresa projetou o veículo espacial para transportar pessoas e cargas em futuras missões à Lua e a Marte.
Os carregamentos dos propulsores e o abastecimento do foguete começaram a ser feitos por volta das 9h desta quinta, no horário de Brasília. Centenas de pessoas acompanharam os trabalhos em Boca Chica, perto de Brownsville.
A primeira tentativa de lançamento do foguete estava programada para segunda-feira (17), mas precisou ser adiada devido a um problema de pressurização no propulsor.
Apesar da explosão, o teste foi considerado positivo pela SpaceX. A empresa ressaltou, durante a transmissão ao vivo da decolagem, que o objetivo do teste era possibilitar que o foguete saísse da base de lançamento.
“A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada”, afirmou a empresa. “Em um teste como esse, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship”, prosseguiu.