Controle, interação e comunicados. Essas são algumas das funções que a rede social corporativa da Dália
Alimentos tem trazido para todos os funcionários desde meados de dezembro de 2022. Conforme a supervisora do Setor Pessoal, Sandra Simonis Lucca, o objetivo principal da rede social corporativa é o acesso à informação de forma segura, em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e à necessidade de comunicação potencializada durante a pandemia.
Na plataforma, todos os funcionários também podem acessar e acompanhar informações relacionadas às compras nos supermercados e agropecuárias da empresa. “Eles poderão verificar o saldo do prêmio assiduidade sem ter que se dirigir aos dispositivos existentes nos frigoríficos ou supermercados”. “O principal objetivo da plataforma Senior X é dar acesso às informações relacionadas à empresa ou ao contrato de trabalho, as quais eram disponibilizadas de forma física e, para isso, precisavam de intermediários”.
Além disso, segundo a supervisora, outra demanda identificada pela empresa, a intranet, que permite a publicação de notícias e avisos aos funcionários, também está disponível, no mesmo local.
ACESSO – Todos os funcionários desde a admissão na Dalia já possuem um usuário e senha para realizar o acesso à plataforma. O primeiro login deve ser realizado com o próprio CPF@dalia.com.br e a senha é a data de nascimento, em seguida cada usuário cadastra a senha de sua escolha.
ADESÃO – A divulgação da plataforma ocorreu no mês de dezembro e muitos colaboradores já estão acessando.
“Identificamos que os acessos ocorrem de forma gradativa, pois sabemos que este é um processo lento onde existem pessoas que tem dificuldade com os meios digitais. Mas essa convergência para o canal digital é um caminho sem volta, muito em razão da segurança dos dados”.
No entanto, há uma expectativa positiva em relação à adesão dessa nova ferramenta. “Grande parte dos funcionários acessam principalmente para consultar as informações do prêmio assiduidade, que é a maior demanda, das compras do supermercado, programas disponibilizados de forma customizada, justamente para facilitar e agilizar o acesso à informação”, ressalta Sandra.
INÍCIO – Segundo o supervisor do setor de Tecnologia da Informação (TI) e DPO da empresa, Rodrigo Werner,
o interesse pela plataforma surgiu com a necessidade por uma comunicação rápida e eficiente. “No período
inicial da pandemia, no ano de 2020, o setor pessoal estava com dificuldades na comunicação e no controle em
relação aos afastamentos de funcionários, por causa de sintomas ou resultados positivos de testes da Covid-19”,
detalha.
Assim, na época, foi criado um grupo interno para controlar o processo dos cuidados na pandemia.
“Havia uma preocupação constante com a questão das contaminações e, nesse período, a Dália estava
em fase de implantação da plataforma Senior X, que facilitou na comunicação e a gestão dos recursos
humanos”.
NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – Essa rede social corporativa é um novo canal de comunicação, uma tecnologia que vai fortalecer e transformar toda a comunicação interna. “Nos murais de comunicação será possível enviar comunicados, divulgar informações importantes, com inovação e praticidade a todos os colaboradores simultaneamente”, reforça.
INTERAÇÃO – O DPO destaca que na implantação dessa nova ferramenta foi discutido sobre a importância de haver alguma interação. “Quando planejamos a rede social corporativa precisávamos chamar a atenção das pessoas para que houvesse engajamento. Hoje, no mural ou quadro de aviso, as postagens que podem conter fotos, vídeos e textos, tem a opção de curtir”, pontua.