Ícone do site FORÇA DO VALE

Governo do Estado premia pesquisadores e jovens talentos gaúchos

Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho reuniu alunos de escolas públicas do RS - Foto: Anita Trombin/Ascom Sict

O governo do Estado reconheceu a contribuição de pesquisadores e jovens talentos de escolas públicas gaúchas em cerimônia realizada na noite de terça-feira (31/10). Com a presença de autoridades e agraciados, o evento dos prêmios Pesquisador Gaúcho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), e Jovem Talento Científico Gaúcho, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Representando o governador Eduardo Leite, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, destacou a dedicação dos pesquisadores e estudantes para a construção de um futuro melhor. “Temos muito o que comemorar, como Estado, em termos de inovação, ciência e tecnologia. Mas também há muitos desafios. Precisamos colocar cada vez mais recursos para que a pesquisa e a inovação sejam realizadas de forma efetiva no Rio Grande do Sul”, afirmou. “O conhecimento gerado deve ser traduzido em novas oportunidades para toda a sociedade.”

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, agradeceu a pesquisa produzida pelos cientistas agraciados e celebrou o trabalho dos jovens talentos. “Meu carinho vai para essa juventude que está sendo reconhecida, que vai fazer mais e melhor. Na Secretaria da Educação, apoiamos a participação dos estudantes em eventos internacionais. Acreditamos nessa geração para superar os desafios do século 21”, ressaltou.

Segundo o diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, o prêmio reconhece lideranças científicas de diversas áreas que impulsionam a inovação e a tecnologia no RS. “Alguns pesquisadores homenageados estão na lista de mais influentes do mundo nas suas respectivas áreas de atuação. É uma felicidade imensa poder fazer esse reconhecimento”, disse.

As premiações

Com o tema “Ciência e inovação: alicerces do futuro”, a 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho agraciou nove pesquisadores que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento, além de outros seis profissionais e pesquisadores em categorias que contemplam graduação, meio empresarial e setor público. A promoção é da Fapergs, instituição vinculada à Sict.

A cerimônia também contou com a entrega da medalha Sylvio Torres, reconhecimento bianual concedido, em 2023, a Diogo Onofre Gomes de Souza, médico e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Recebo com muita alegria, honra e emoção esta homenagem. Acredito que a descoberta científica é patrimônio da humanidade, e não da pessoa que descobre”, ressaltou Souza.

Em sua 5ª edição, o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho reconheceu 29 alunos de escolas públicas do RS que se destacaram em competições do conhecimento e olimpíadas científicas nacionais e internacionais neste ano. A premiação é oferecida pelo Educar para Inovar – programa da Sict, em parceria com a Seduc – com selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Estudantes agraciados no Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho

Categoria Nacional

Categoria Internacional

Agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho e o homenageado com a medalha Sylvio Torres

Pesquisador destaque nas seguintes áreas do conhecimento:

Categorias que contemplam graduação, meio empresarial e setor público:

Sair da versão mobile