Foi homologado nesta terça-feira (23/1), o resultado da licitação para conclusão das obras da barragem do Arroio Taquarembó e execução dos programas ambientais. Localizada na divisa dos municípios de Dom Pedrito e Lavras do Sul, a obra é estratégica para o combate às estiagens na região. A barragem compõe, junto à barragem do Arroio Jaguari e ao conjunto de canais, um sistema de irrigação que beneficiará aproximadamente 240 mil pessoas e possibilitará a irrigação de 117 mil hectares, na bacia hidrográfica do rio Santa Maria.
Após a conclusão de todos os ritos do processo, liderado pela Central de Licitações (Celic) e que inclui a avaliação pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), a proposta do consórcio formado pela construtora Sultepa e pela Bourscheid Engenharia, no valor de R$ 130,47 milhões, foi considerada apta ao serviço.
Com a publicação do resultado no Diário Oficial do Estado, o processo será encaminhado ao órgão solicitante da licitação, a Secretaria de Obras Públicas (SOP), para empenho de valores, tramitação de documentos e assinatura do contrato.