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Líderes iniciam Treinamento de Gestão Pela Qualidade

Programa 5S, padronização dos processos gráficos de controle. Estes foram os temas abordados no Treinamento Integrado em Gestão da Qualidade realizado pela Associação Gaúcha para Qualidade (AGQ), promovida pela Cooperativa Dália Alimentos em parceria com o Sistema Ocergs/Sescoop para gerentes e supervisores da Cooperativa no início de novembro.

Durante a abertura do primeiro módulo, o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explanou sobre o Programa interno da Dália: Gestão Pela Qualidade Total e sua importância nos processos produtivos. “O modelo de gestão pela qualidade foi um divisor de águas na história da Dália. Na década de 1990, a Cooperativa passava por grandes dificuldades, quando inclusive, se cogitava em vender o negócio para outra empresa, mas os Conselheiros de Administração da época decidiram profissionalizar a gestão da empresa”, explicou Freitas ao destacar que a partir disso, a cooperativa buscou pelos cursos voltados a gestão da qualidade.

O dirigente recorda que a Dália foi pioneira do ramo agropecuária a implementar este modelo de gestão no RS. “Viajamos Brasil afora, visitamos cooperativas europeias, até conhecermos a Associação Gaúcha pela Qualidade (AGQ). Na oportunidade, contamos com o apoio da Gerdau, pioneira e líder em gestão pela qualidade, que manifestou seu interesse em apoiar a introdução de uma empresa agroindustrial nesse método de gerenciamento. Tivemos amplo treinamento e qualificação das equipes pela AGQ. Sem dúvida, a Dália chegou até aqui e tende a desenvolver-se ainda mais, por causa a este modelo de gestão pela qualidade”.

 

   Cultura de qualidade bem estruturada

No conteúdo programático do primeiro encontro, a instrutora Giani Ferreira Esteves focou no alinhamento do nível de conhecimento técnico entre os líderes e ressaltou a importância de disseminar esse conhecimento aos demais colaboradores. “Realizamos diversas dinâmicas para promover melhorias nos processos produtivos, destacando que a liderança deve ser um exemplo para seus funcionários, trabalhando de acordo com a descrição das padronizações e garantindo o cumprimento dos procedimentos por parte de seus subordinados”, explicou Giani.

Ela acrescentou que o treinamento ajudou os grupos a definir bons indicadores, monitorar os processos diários e implementar ações corretivas e preventivas voltadas para a melhoria contínua dos processos. “Abordamos metodologias para aperfeiçoar os processos diários, a correção de não conformidades a fim de evitar a reincidência desses problemas. Também aprofundamos temas como a elaboração de gráficos de controle, avaliações de incidentes e indicadores de eficiência e produtividade”, relata ao destacar que há ferramentas específicas para cada método.

No último módulo, a palestrante versou sobre o planejamento estratégico, uma ferramenta essencial para estabelecer metas de longo prazo. “É sempre importante sabermos aonde a empresa está atualmente e o futuro pelo qual almeja chegar. Além disso, constatei que a Dália possui uma cultura de qualidade bem estruturada. O grande desafio é fazer com que os gestores apliquem essas diretrizes na prática do dia a dia”, concluiu.

 

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