Ícone do site FORÇA DO VALE

Maior chuva de estrelas cadentes poderá ser vista na semana que vem e no Natal

Em dezembro, ocorre a Gemínidas, uma das maiores chuvas de estrelas cadentes do ano. Prevista para os dias 13 e 14, oferece espetáculo com cerca de 150 meteoros por hora, sendo um dos eventos mais intensos. Originada do asteroide 3200 Phaethon, a chuva é composta por detritos, como pedaços de rocha e poeira, deixados pelo asteroide em sua órbita solar.

A Gemínidas recebe esse nome por parecer se originar da constelação de Gêmeos quando vista da Terra, embora possa ser observada em qualquer lugar do céu. No pico, a lua estará menos iluminada, facilitando a visualização. Apesar de ser mais visível no Hemisfério Norte, o espetáculo pode ser apreciado no Sul, incluindo o Brasil.

Já na antevéspera de Natal, a Ursidas encerra o ano como a última chuva de meteoros, atingindo o pico em 23 de dezembro. No entanto, a visibilidade pode ser prejudicada pela luz da lua. Para melhor apreciação, recomenda-se buscar locais escuros, afastados das luzes urbanas, permitindo que os olhos se acostumem à escuridão antes de presenciar as luzes coloridas.

Sair da versão mobile