Ícone do site FORÇA DO VALE

Manifestantes se reúnem contra o PL das Fake News em Porto Alegre e pedem ‘Fora Lula’

Manifestantes carregavam cartazes contra o chamado PL das fake news e pedindo impeachment do presidente Lula. | Foto: Fabiano do Amaral, via Correio do Povo

Nesta segunda-feira, manifestantes se reuniram no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para protestar contra o projeto de lei 2630/20, ou PL das fake news, que será votado na Câmara dos Deputados na terça-feira.

Com bandeiras do Brasil e cartazes, os participantes expressaram descontentamento com o projeto e pediam, entre outras coisas, o impeachment do presidente Lula.

“Isso não pode acontecer [a aprovação do PL]. Vai acabar com a nossa liberdade”, declararam os manifestantes.

Políticos que se opõem ao projeto, como o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO), também convocaram seus eleitores nas redes sociais para protestar contra o que chamam de “PL da censura”.

Lideranças políticas se revezavam ao microfone com cidadãos comuns em um carro de som posicionado em frente ao Parcão, no cruzamento da Avenida Goethe com a Rua Mostardeiro.

Os vereadores Jessé Sangalli (Cidadania) e Mônica Leal (PP) estiveram entre os parlamentares que discursaram, recebendo aplausos do público. O hino nacional também foi cantado durante o evento.

Felipe Veiga Lima, responsável por controlar o acesso ao caminhão de som, disse que não havia estimativa de público, mas enfatizou a importância das pautas.

“A expectativa é por um Brasil melhor para todos nós, sem partido político. Não quero drogas para crianças. Quero um Brasil honesto, com educação de qualidade para todos os cidadãos brasileiros”, afirmou.

A Brigada Militar acompanhou o protesto, disponibilizando viaturas, motocicletas e efetivo a pé no local e nas esquinas próximas. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) controlaram o trânsito na Rua Mostardeiro.

Sair da versão mobile